Como se chama o osso da garganta?

Perguntado por: emaciel . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Com exceção das vértebras cervicais, o osso hioide é o único osso localizado na porção anterior do pescoço.

O osso hióide é o único osso do corpo humano que não se articula diretamente com nenhum outro, porém, os músculos que se inserem nele e na região ao seu redor têm função importante na respiração (manutenção do espaço aéreo superior na região da laringe), na fonação (fala), na deglutição (engolir os alimentos), na ...

Osso hioide: Osso sem articulação localizado na região compreendida entre a mandíbula e a laringe, na região do pescoço.

Uma dor de garganta pode indicar um problema nas amígdalas (amigdalite), na faringe (faringite) ou na laringe (laringite), dois importantes órgãos do aparelho respiratório. Em geral, a dor é causada como resultado de uma infecção viral ou bacteriana nesses locais.

A dor de garganta é um sintoma que acomete tanto adultos quanto crianças e surge devido a um quadro de faringite e, ou, amigdalite. As causas podem ser virais, bacterianas, alérgicas, irritativas – devido ao ar seco, poluição – e por refluxo.

osso hioide

O osso hioide (pré-AO 1990: osso hióide) (em latim Os Hyoideum) é um osso que fica na parte anterior do pescoço, abaixo da mandíbula e à frente da porção cervical da coluna vertebral. Não está articulado com nenhum outro osso, apenas com músculos. É apenas suportado pelos músculos do pescoço.

Na compressão de nervos na coluna cervical, são comuns os seguintes sintomas:

  • Dor no pescoço, escápula (popular “asa”), ombro e braço;
  • Formigamento até os dedos das mãos;
  • Sensação de choque;
  • Perda de força.

O crânio é constituído por oito ossos, são dois ossos parietais, dois temporais, um frontal, um occipital, um esfenóide e um etmóide. Sua parte anterior é denominada face e a posterior nuca.

Ele não apresenta-se articulado com nenhum outro osso, e está ligado a sustentação da laringe. Para encontrá-lo, coloca-se o polegar e o indicador em cada lado do pescoço, anterior, abaixo do queixo separados por cerca de 7,5 a 10cm. Comprime-se suavemente até sentir a resistência.

O processo mastoide é uma divisão do osso temporal, que forma parte da lateral e base do crânio, que se conecta com o ouvido médio pelo chamado aditus ad antrum, que é uma conexão estreita entre essas duas estruturas.

O ligamento estilo-hióideo parte da ponta ou extremidade inferior do processo estilóide e atinge o pequeno corpo ou processo hordeiforme do osso hióide. Seu comprimento, dependendo do processo estilóide, é de 5 cm.

O músculo gênio-hioideo ou músculo génio-hioideu é um músculo do pescoço. Origina-se no processo geniano da mandíbula e se insere no corpo do osso hioide. Suas ações são separar a cavidade bucal do pescoço, elevar o osso hióide e abaixar a mandíbula.

O osso esterno é um osso formado por três partes, alongado e chato, que se situa na frente do tórax, ao centro do peito, e, juntamente com as costelas, protege o coração, os pulmões e alguns dos nossos principais vasos sanguíneos.

A clavícula é um osso do ombro popularmente conhecido como 'osso da saboneteira', e é a única estrutura de suporte entre o braço e o tronco. Quando, por algum motivo, esse osso quebra, acontece a Fratura da Clavícula.