Como se chama o Muro de Israel?

Perguntado por: rsouza . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

O Muro da Cisjordânia, ou Muro de Israel ou ainda Muro da Palestina é uma muralha que separa Israel da Cisjordânia, sua construção está sendo realizada pelo governo israelense.

Esse muro tem uma extensão de cerca de 720 km e separa o Estado de Israel da região norte da Cisjordânia, espaço territorial controlado pela Autoridade Nacional Palestina, dividindo ainda a cidade de Jerusalém em duas partes: Jerusalém Oriental, controlada pelos árabes, e Jerusalém Ocidental, controlada por Israel.

Segundo o chefe da Autoridade Nacional Palestina, Mahmud Abbas, a construção do muro da Cisjordânia é ilegal, por “deixar os territórios palestinos como ilhas flutuantes em meio ao mar das colônias israelenses, algo parecido a um queijo suiço, vazado por toda parte.

A muralha começou a ser construída em 2002, durante o governo do primeiro ministro israelense, Ariel Sharon, para evitar a infiltração de terroristas suicidas palestinos em Israel. A iniciativa recebeu críticas da comunidade internacional, que considera o muro como um símbolo de segregação.

Mais de dois mil anos depois, o Muro Ocidental continua sendo um lugar sagrado para os judeus, que chegam de todas as partes do mundo para orar, pedir a chegada do Messias, o retorno dos exilados, a reconstrução do templo, entre outros pedidos.

Josué, Filho de Num, derrubou as muralhas de Jericó por possuir algumas qualidades que o fizeram vencedor. Moisés havia falecido e cabia a Josué liderar o povo na conquista da Palestina. Ele passa a ser o novo líder de Israel, sujeito às leis de Deus e o guia do povo na conquista da Terra.

Nabucodonosor

Nabucodonosor depõe Joaquim e Sedecias revolta-se, obrigando o rei da Babilónia a tomar Jerusalém, destruindo-a e incendiando o seu templo.

Os opositores foram derrotados não pelos méritos estratégicos de Neemias, mas porque Deus frustrou os desígnios deles (Neemias 4:15). Por fim, em apenas 52 dias os muros de Jerusalém foram reconstruídos.

CISJORDÂNIA E ISRAEL
Um muro de cerca 700 quilômetros foi construído por Israel na parte leste da Cisjordânia, a partir de 2002. A barreira separa vilas palestinas dos locais habitados por israelenses e impede o livre trânsito na região.

A Cidade Velha de Jerusalém é protegida por fortes muralhas há mais de dois mil anos. Embora a muralha atual remonte ao século XVI, a reconstrução manteve as oito portas que historicamente permitiram o acesso à Cidade Velha de Jerusalém.

2 E, no nono dia do quarto mês do décimo primeiro ano do reinado de Zedequias, o muro da cidade foi rompido.

Os territórios palestinos estão situados também na Cisjordânia, localizada entre Israel, que corresponde às fronteiras norte, sul e oeste, e à Jordânia, a leste. Inserida nessa região está a maior parcela do Mar Morto, na divisa meridional com as terras israelenses.

Etimologia. O termo neolatino Cisjordânia ("do lado de cá do rio Jordão") é o nome comum para o território nas línguas românicas.

Israel lhes oferece serviços, como água, eletricidade e proteção do Exército. Essas colônias estão dispersas pelo território palestino.

Esse muro concreto de separação era símbolo da separação espiritual existente entre judeus e gentios antes de ser revelado a Pedro que o evangelho devia ser pregado aos gentios.

Jerusalém foi incendiada e, do templo, sobrou apenas o Muro. O general romano, que depois se tornaria imperador, teria deixado a parede de pé para que o povo judeu não se esquecesse de que Roma vencera a guerra — daí viria a expressão Muro das Lamentações.