Como se chama o medo de olhos?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 11 votos

É, tal como muitas fobias, originária de um episódio traumático.

Glossofobia: medo de falar em público.

Megalofobia é o medo de objetos grandes
É interessante que o medo possa ser comum entre muitas pessoas, mas seja sentido e experimentado de maneira diferente. Por exemplo, alguém pode ter medo de animais grandes como elefantes e baleias, enquanto outros podem ter medo de objetos feitos pelo homem isolado.

As 5 fobias mais comuns

  1. 1 – Fobia social. O transtorno de ansiedade social, também chamado de fobia social ou sociofobia, é o medo irracional de ser julgado, analisado e rejeitado em situações de interação social. ...
  2. 2 – Claustrofobia. ...
  3. 3 – Agorafobia. ...
  4. 4 – Aracnofobia. ...
  5. 5 – Acrofobia. ...
  6. 5 sinais de que você é nervoso demais.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o Brasil seja o país mais ansioso e estressado da América Latina. Uma das vertentes desse tipo de quadro é o transtorno de ansiedade social, popularmente conhecido como fobia social. Ele já acomete cerca de 13% dos brasileiros, totalizando 26 milhões de pessoas.

Esta fobia é tratável. Atender a terapia com um profissional de saúde mental pode ajudar as pessoas a lidar com as raízes do medo e enfrentá-lo.

Segundo ela, a palavra alodoxafobia vem das palavras gregas “állis” que significa “outro” ou “diferente”, “dóxis” que significa “crença” e de “fobia” que significa “medo patológico”, “o que explica o conceito da patologia: medo dos pensamentos dos outros sobre si, sempre com a sensação de julgamento.

Muitas vezes, esse pânico todo está associado a uma fobia bastante comum: a aicmofobia, que nada mais é que o medo de agulha. Em muitos casos, o medo de agulha é tão grande que a pessoa chega a tremer e ter crises de ansiedade! Por esse motivo, é importante procurar um tratamento adequado.

A psicóloga especialista em terapia cognitivo-comportamental Renata Borja destaca que as causas da malaxofobia têm relação com a interação entre dois fatores: vulnerabilidade e estresse. A primeira tem relação com fatores genético-biológicos, hábitos, histórico pessoal, cultural, religioso e crenças.

Indivíduos com medo de agulha sentem um mal-estar que vai muito além da própria picada ao tomar uma injeção, tirar sangue e fazer exames. O medo ou pavor e a vontade de se preservar do momento faz com que a pessoa se sinta sufocada.” Trata-se, então, de um medo inconsciente.

O número de fobias possíveis é quase infinito. Leia abaixo sobre alguns dos tipos mais comuns de fobia. O medo é um sentimento normal, ele serve para nos proteger ou alertar sobre o perigo. Todas as pessoas sentem medo de algo, porém quando não é possível controlar esse medo, ele…

De modo geral, a tripofobia é uma sensação de aversão a imagens agrupadas de pequenos buracos ou relevos. Como já referido, a tripofobia é mais comum quando essas imagem de pequenos buracos estão associadas à pele ou a seres vivos, como nas fotos acima.

O problema tem nome: misofonia. Barulhinhos que muitos nem percebem, mas para você são insuportáveis.

De onde vêm as fobias? A primeira fobia registrada foi sentida por um homem que ficava aterrorizado com a música de uma flauta, mas apenas se ele a ouvisse à noite. Ela foi descrita há 2.500 anos pelo grego Hipócrates, o "pai da medicina".

Existem mais de 100 fobias específicas categorizadas. Elas têm relação com animais, ambientes naturais, situações, ferimentos, entre outros. Muitas pessoas têm medo desses elementos e não são consideradas fóbicas.

Do medo da morte se desprendem diversos medos relacionados à resistência a perder a vida. Tememos a altura porque a possibilidade de cair nos mataria. Por essa razão, temos medo de aviões, da velocidades extremas, etc. Eles são medos comuns a todos os seres humanos e a todas as culturas.

Tratamento da glossofobia
As técnicas de relaxamento, bem como terapias alternativas, por exemplo meditação e acupuntura, podem ajudar a diminuir os sintomas. A medicação pode ser outro recurso auxiliador. Em razão disso, procure um profissional da saúde psiquiátrica.

eisoptrofobia

Na lista das fobias mais “incomuns” há a eisoptrofobia, quando a pessoa não consegue se olhar no espelho, com medo de enxergar fantasmas ou outros seres alienígenas.

Tratamento da malaxofobia
A terapia é uma das formas de tratamento mais recomendada. Além disso, a terapia comportamental é uma das que mais oferece resultados positivos e duradouros. Em casos graves, a pessoa pode ser indicada a procurar um psiquiatra para lidar com os sintomas da ansiedade.

brontofobia

Olá! Se trata de uma brontofobia. É um medo de raios, trovões e tempestades. Trata-se de um medo exagerado, irracional e incontrolável que costuma resultar em sintomas físicos, cognitivos e comportamentais.