Como se chama o medo de larvas?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

A entomofobia, também conhecida como insectofobia ou insetofobia, é o medo anormal ou a aversão a insetos e artrópodes semelhantes, e até a vermes.

As causas concretas da entomofobia ainda são desconhecidas. Contudo, segundo especialistas, as razões que podem contribuir para o surgimento da condição incluem fatores ambientais. Por exemplo, pode-se desenvolver irritações na pele e acreditar que algum inseto caminhou sobre ela.

Glossofobia: medo de falar em público.

O termo afefobia representa aqueles que sentem uma forte angústia com sintomas de taquicardia, sudorese, sensação de punhalada no peito, náusea e tremores quando tocados.

Principais sintomas da misofonia

  1. Estado anormalmente agitado ou irritado;
  2. Evitar atividades específicas, como comer fora para não ouvir pessoas a mastigar;
  3. Reagir de forma exagerada a barulho simples;
  4. Pedir de forma mais intensa ou ofensiva para que o barulho pare.

A entomofobia é uma condição em que uma pessoa apresenta o medo racional ou irracional de artrópodes como aracnídeos e insetos. Existem vários níveis de entomofobia que impactam a vida do indivíduo que sofre dessa condição.

Acrofobia é a sensação de pânico em lugares altos. Acrofobia é o medo irracional da altura.

Indivíduos com medo de agulha sentem um mal-estar que vai muito além da própria picada ao tomar uma injeção, tirar sangue e fazer exames. O medo ou pavor e a vontade de se preservar do momento faz com que a pessoa se sinta sufocada.” Trata-se, então, de um medo inconsciente.

A boa notícia é que existe vários tipos de terapias para se curar desse mal. Como por exemplo, terapia de exposição ou terapia cognitivo comportamental. Agora, quanto a boa prática de manter seu ambiente, seja residencial ou comercial, protegido e livre dessas desagradáveis criaturas, contem com a gente.

A principal forma de tratamento para a necrofobia é com sessões de psicoterapia. Primeiramente, o psicoterapeuta vai analisar, em conjunto com o paciente, o porquê da pessoa ter essa fobia, observando possíveis traumas.

Segundo ela, a palavra alodoxafobia vem das palavras gregas “állis” que significa “outro” ou “diferente”, “dóxis” que significa “crença” e de “fobia” que significa “medo patológico”, “o que explica o conceito da patologia: medo dos pensamentos dos outros sobre si, sempre com a sensação de julgamento.

Gatilhos desencadeadores da talassofobia
Muitas coisas, desde ver uma foto até imaginar-se no mar, podem se tornar gatilhos para crises de ansiedade ou pânico. Alguns deles são: A visão ou pensamento do oceano. Piscinas.

A hiperacusia pode ser adquirida como consequência de danos sofridos pelo ouvido interno. Em casos de traumatismos, ela também pode ser adquirida como resultado de danos ao cérebro ou ao sistema neurológico. Mais raramente, pode ser causada por um distúrbio vestibular.

Nos casos em que o paciente pode conviver com esses sons desde que dentro de uma faixa restrita de volume, então teremos um diagnóstico de hiperacusia. Quando o paciente não consegue conviver com os sons que o incomodam enquanto eles estiverem presentes e isso não tem relação com o volume, estamos falando de misofonia.

Sintomas misofônicos e hiper-responsividade sensorial também têm sido relatados em crianças portadoras de TOC e em vários outros transtornos neurodesenvolvimentais, como transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), transtornos do espectro autista e síndrome do X frágil 8.

1. Claustrofobia. Essa talvez seja a fobia mais conhecida pela população. Ambientes fechados é o principal medo do claustrofóbico.

O que é fobia? A fobia é um tipo de transtorno de ansiedade caracterizado pelo medo irracional de uma situação, atividade, lugar, objeto ou animal, mesmo que isso não represente qualquer perigo. Ou seja, a ansiedade que uma pessoa fóbica sente é desproporcional à circunstância em si.

A entomofobia é aversão a insetos e artrópodes semelhantes, e até a vermes,a ansiedade produzida por essa alteração é extremamente desagradável e prejudicial ao indivíduo. O medo da entomofobia não se extingue sem tratamento psicológico adequado. Procure ajuda de um psicólogo.

Catsaridafobia: Quando o medo de barata pode ser considerado uma fobia.

Os sintomas da Megalofobia (medo de coisas grandes)
Como você provavelmente pode imaginar um dos principais sintomas do medo de coisas grandes é a evitação. Indivíduos com Megalofobia vão abster-se de participar em atividades onde eles estão cercados por objetos ou condições que considerem muito grandes.

O que é hidrofobia? A hidrofobia ou aquafobia é um transtorno psicológico em que a pessoa tem um medo irracional e exagerado de água. A pessoa com essa fobia evita lugares como piscinas, rios, lagos, mares e cachoeiras por medo de se afogar, mesmo quando a água não apresenta perigo.