Como se chama o marido da sua filha?

Perguntado por: rparis . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.1 / 5 2 votos

Genro é o nome dado ao marido em relação ao pai ou à mãe da sua companheira ou do seu companheiro. Exemplo: "Pedro é casado com minha filha, logo ele é meu genro". A denominação genro é usada para se referir ao companheiro do sexo masculino que seja casado com a (o) filha (o) de determinada pessoa.

A palavra genro é um substantivo masculino que possui suas raízes no latim e deriva de gener, eri. O termo é usado para se referir ao marido de uma pessoa em relação aos seus pais.

Nora é o nome designativo ao grau de parentesco da esposa em relação ao pai ou à mãe de seu marido. Normalmente, este é um grau concedido após a realização do matrimônio, na qual os pais do nubente também passam a ser o sogro e a sogra da mulher.

1 padrasto, companheiro da mãe, esposo da mãe. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial.

Consogro - Dicio, Dicionário Online de Português.

substantivo feminino [Portugal] Popular. O mesmo que nora - esposa do filho. Forma usada no Brasil: nora. Etimologia (origem da palavra genra).

Esposa ou namorada dos filhos.

Os parentes de primeiro grau são: pai, mãe e filhos. Também integram esta categoria os parentes de primeiro grau por afinidade. São eles: padrasto, madrasta, enteados, genro, nora, sogro e sogra. Em segundo grau, são considerados parentes diretos avôs, avós, netos e irmãos.

Família é o conjunto de pessoas que normalmente vivem na mesma casa. Geralmente, é formada pela mãe, pai e filhos, o que chamamos de núcleo familiar. Hoje esse grupo familiar também é conhecido como família tradicional.

Cônjuge é um substantivo que corresponde ao indivíduo que está em uma relação conjugal, ou seja, que é casado oficialmente. Chama-se o cônjuge uma das partes no matrimônio, em relação à outra parte. Por exemplo, se João casar com Maria, João é o cônjuge de Maria. Também dizemos que Maria é o cônjuge de João.

Quando entre duas vogais, devemos usar o dígrafo rr para produzir a entonação mais forte e prolongada, mas este não é o caso do vocábulo em questão, pois a letra r está entre uma consoante e uma vogal. Por isso, o certo é escrevermos este termo com apenas uma letra r, de acordo com a gramática portuguesa.

son-in-law [noun] a daughter's husband.

genro

Origem etimológica:latim vulgar *nora, do latim nurus, -us, nora, noiva de um filho, mulher jovem. Masculino: genro.

Nora: Significa “a reluzente”, “a resplandecente”; “mulher honrada”, “mulher com princípios”.

Significado de Nora
substantivo feminino Mulher em relação aos pais da pessoa com quem é casada. Etimologia (origem da palavra nora). Do latim nura.ae; nurus.us.