Como se chama o lugar onde se faz azeite?

Perguntado por: ojaques . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

O nome Getsêmani significa lagar do azeite.

O cultivo das oliveiras, seja para a produção de azeite ou de azeitonas de mesa, tem despertado a atenção dos produtores e da indústria, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. Só no Rio Grande do Sul estima-se que existam cerca de 500 hectares já plantados.

O objetivo é se manter líder nacional no setor, respondendo por 75% da produção no Brasil – seguido por Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Paraná. Cerca de 100 milhões de litros de azeite de oliva extravirgem têm passado pela cozinha dos brasileiros a cada ano.

O óleo da marca Cocinero será produzido na fábrica de Campo Grande, cuja capacidade anual é de 363 mil toneladas.

Olivícola argentina é a primeira colocada no Ranking Mundial do Azeite.

No mundo, cerca de 95% do azeite produzido estão na região mediterrânea, local natural para o crescimento das oliveiras, sendo a Espanha (40%), a Itália (22%) e a Grécia (14%), os maiores produtores. O mundo produz cerca de 3,2 milhões de toneladas por ano, segundo o COI (Conselho Oleícola Internacional).

A oliveira (nome científico Olea europaea L.) é uma árvore da família das oleáceas. A oliveira produz azeitonas, que são usadas para fazer azeite. Tem pouca altura e tronco retorcido, sendo nativas da parte oriental do mar Mediterrâneo, bem como do norte do atual Irã no extremo sul do mar Cáspio.

Como plantar oliveiras
As oliveiras preferem solos bem drenados, profundos e com pH superior a 6,0, pois resultam em frutos e azeite de melhor qualidade. As mudas de oliveira podem ser plantadas em qualquer época do ano, de preferência em períodos de chuva.

A melhor maneira de fazer isso é com uma lima, esfolando apenas uma pequena parte do caroço. Após isso, despeje partes iguais de terra grossa e da perlita em um vaso com cerca de 10 cm para o plantio. Regue todo o solo para que ele fique bem fértil e deixe o excesso escorrer pela base do vaso.

Ele é produzido nas células do mesocarpo da azeitona e armazenado em um tipo particular de vacúolo chamado lipo-vacúolo, ou seja, cada célula contém uma minúscula gota de Azeite de Oliva. A maior parte do Azeite de Oliva situa-se na polpa e na pele (95 – 97%). O caroço contém de 3 a 5% de óleo.

Confira a seguir quatro passos de como plantar oliveira em vaso.

  1. 1 – Faça incisões no caroço. Para fazer os cortes, utilize uma lima para esfolar uma parte do caroço até quebrar o duro revestimento e acessar o núcleo. ...
  2. 2 – Prepare o vaso e faça o plantio. ...
  3. 3 – Coloque tapete térmico embaixo do vaso. ...
  4. 4 – Colheita da azeitona.

Espanha é o principal produtor mundial e Portugal com uma produção de cerca de 100 mil toneladas, detém, atualmente, a 7ª posição no ranking da produção mundial, a par com a Turquia (183 mil toneladas), a Tunísia (120 mil toneladas) e Marrocos (200 mil toneladas).

O município de Maria da Fé (MG) é pioneiro na produção de azeitonas no Sudeste do país. As primeiras mudas chegaram no município através de imigrantes portugueses em 1935. Hoje, a região tem quase 200 produtores que, este ano, esperam produzir 100 mil litros de azeite, o que corresponde a um terço da produção do país.

O azeite brasileiro Sabiá, que é produzido na cidade de Encruzilhada do Sul (RS) e em Santo Antônio do Pinhal, interior de São Paulo, já levou dois prêmios internacionais importantes (em 2022 e em 2023) e está entre um dos 10 melhores azeites do mundo.

O azeite brasileiro tem qualidade reconhecida por prêmios internacionais conquistados nos últimos anos, mas a produção local ainda é incipiente. Iniciada na última década, chegou a 503 toneladas em 2022, o que representa apenas 0,24% do consumo nacional.

O azeite brasileiro Sabiá, produzido em Santo Antônio do Pinhal (SP) e em Encruzilhada do Sul (RS), foi selecionado, pelo segundo ano consecutivo, como um dos dez melhores do mundo pelo concurso espanhol Evooleum. Assim como na edição de 2022 do prêmio, o rótulo é o único brasileiro entre os dez mais bem colocados.

O QUE VOCÊ DEVE SENTIR: Assim como nos vinhos, os azeites são reconhecidos pelos seus aromas. O azeite de oliva extra virgem genuíno é produzido a partir de azeitonas frescas, portanto deve ter aroma de frutas frescas (verdes ou maduras), ervas recém cortadas e flores do campo.

O azeite extra virgem é obtido a partir da primeira prensagem a frio das azeitonas, sendo o menos ácido e, portanto, azeite que possui a melhor qualidade. Como é prensado à frio, ele mantém seus nutrientes integralmente, principalmente os antioxidantes, e possui alta qualidade gastronômica devido ao sabor acentuado.

Spiritu Santo comercializa uma “garrafa-escultura” vendido a € 324,5. É o azeite mais caro do mundo. A empresa Cortijo Espírito Santo traz ao mercado uma garrafa-escultura com 250 mililitros de ouro líquido, custando € 324,5. O recipiente de vidro é do artista holandês Angela Teunissen.

O azeite brasileiro tem qualidade reconhecida por prêmios internacionais conquistados nos últimos anos, mas a produção local ainda é incipiente. Iniciada na última década, chegou a 503 toneladas em 2022, o que representa apenas 0,24% do consumo nacional.

O azeite produzido era utilizado como combustível nas lamparinas, no entanto a coroa de Portugal percebeu que o óleo brasileiro tinha uma qualidade maior que o português e proibiu a produção brasileira, além de ordenar a destruição dos olivais.