Como se chama o local onde se administra o município?

Perguntado por: eperalta . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

A Prefeitura é uma sede do poder executivo do município, ela é comandada por um prefeito e dividida em secretarias do governo, como educação, saúde, segurança, cultura, entre outros.

É um território dotado de personalidade jurídica e de certa autonomia, constituído por órgãos administrativos e políticos. Quando o território é designado pelo termo municipalidade, muitas vezes se implica que ele não tem, de fato, personalidade jurídica.

A cidade é a área urbana de um município, e não qualquer área urbanizada, mas sim aquela delimitada por um perímetro urbano, que também é legalmente estabelecido e separa a cidade do campo. Portanto, o município é composto pelo campo (área rural) e pela cidade (área urbana).

O prefeito é o cargo político responsável pela gestão dos municípios no Brasil, e, portanto, esse cargo representa o Executivo na esfera municipal.

Município é uma unidade administrativa que possui uma sede, que normalmente é a cidade, e uma estrutura de poder público para atender suas necessidades específicas. Cada município tem um prefeito e uma Câmara de Vereadores, que são os responsáveis pelo cumprimento e elaboração das leis.

Órgãos Municipais

  • Secretaria Municipal de Obras, Serviços Públicos, Agropecuária e Meio Ambiente. ...
  • Prefeito Municipal. ...
  • Gabinete do Prefeito. ...
  • Procuradoria Geral. ...
  • Controladoria Geral.

Zona urbana são áreas municipais com elevado adensamento populacional e formação de habitações muito próximas. Enquanto, Zona Rural corresponde a um conjunto de atividades primárias (agricultura, pesca, etc), praticadas em áreas não ocupadas por cidades ou grandes adensamentos populacionais.

Logo, a administração do município se localiza, via de regra, na cidade (região urbana) que é a sua sede. Os edifícios em que estão instalados são chamados de paço municipal ou prefeitura, e é onde trabalha do prefeito, chefe da administração municipal.

Um município pode ter dois tipos de subdivisões. Os bairros delimitam locais dentro do perímetro urbano. Já os distritos podem ser reconhecidos pela prefeitura dependendo de alguns critérios, como a densidade populacional. Bairros: é a menor unidade de uma área urbana, sendo comum em praticamente todo o mundo.

A zona rural, também chamada de campo, é a região que fica fora da cidade.

uma consulta ao Aurélio informa que rural (do latim ruralis) é um adjetivo do que pertence ou é relativo ao campo; e o urbano (do latim urbanus) é um adjetivo do que é relativo à cidade, ou o que tem caráter de cidade.

Algumas características básicas de uma zona urbana são: edificações contínuas, habitações, meio-fio, calçadas, rede de iluminação, serviços de saúde, educação, saneamento ambiental, lazer, entre outros.

As prefeituras regionais (antigas subprefeituras) funcionam (ou deveriam) como o canal mais próximo e direto entre administração municipal e população local.

O prefeito é o chefe do Poder Executivo, ou seja, o administrador do município.

A Câmara Municipal de São Paulo representa o Poder Legislativo no município. É um órgão público, independente, no qual 55 vereadores são eleitos com a função de elaborar as leis da cidade, fiscalizar os trabalhos do Poder Executivo (Prefeitura) e sugerir ações visando melhorias para a população.

A Secretaria de Serviços Públicos é a responsável pela infraestrutura urbana da cidade.

O MUNICÍPIO É COMPOSTO PELO CAMPO (ÁREA RURAL) E PELA CIDADE (ÁREA URBANA). ALÉM DISSO, ELE TAMBÉM PODE CONTER OUTRAS CIDADES MENORES ALÉM DE SEU DISTRITO-SEDE QUE NÃO POSSUEM AUTONOMIA POLÍTICA SUFICIENTE PARA EMANCIPAREM-SE. ESSAS PEQUENAS AGLOMERAÇÕES GERALMENTE RECEBEM O NOME DE VILAS, POVOADOS, DISTRITOS E OUTROS.

A Prefeitura é uma sede do poder executivo do município, ela é comandada por um prefeito e dividida em secretarias do governo, como educação, saúde, segurança, cultura, entre outros.

A Prefeitura é o órgão do poder executivo municipal, comandado pelo prefeito e dividido em secretarias, coordenadorias, fundações e autarquias.