Como se chama o ferimento por arma de fogo?

Perguntado por: llopes . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

Uma perfuração por arma de fogo (PAF) , também conhecida popularmente como ferimento por arma de fogo, ferimentos por tiro ou ferimento a bala, é um ferimento causado pela perfuração de tecidos por um projétil de arma de fogo que causa um trauma perfuro-contuso.

Resumo. Introdução: A face, nas agressões físicas, geralmente é a área mais atingida e os ferimentos por projétil de arma de fogo (PAF) tem sido frequente nos hospitais. Este tipo de trauma pode resultar em consequências estéticas e funcionais devastadoras para as vítimas.

ferimento corto-contuso: bordos irregulares e contundidos, fundo irregular, não tem forma estrelada. Produzido por instrumento cortante não muito afiado (ex.: facão). ferimento lácero-contuso: ferimento contuso que criou retalhos. ferimento perfurante: superfície circular com bordos regulares ou não.

Tipos de feridas

  • Feridas agudas.
  • Agentes causais.
  • Grau de contaminação.
  • Feridas crônicas.
  • Feridas superficiais.
  • Feridas profundas.
  • Feridas simples.
  • Feridas complexas.

Ação contundente é aquela causadora de dano de forma ativa (instrumento se choca com o corpo), passiva (corpo choca-se com o instrumento) ou mista (biativa ou bioconvergente), re- sultante em lesões superficiais e profundas denominadas contusão e ferida contusa (CROCE; CROCE JR., 2009).

Como características básicas dos orifícios de entrada citam-se: bordas invertidas, orla de escoriação (epiderme arrancada pelo atrito com o projétil), orla de enxugo (resultante da “limpeza” dos resíduos do projétil) e orla equimótica (contusão pelo impacto do projétil).

é a mesma coisa não não é e a importante você diferenciar disparo é o ato de você. puxar o gatino e o tiro é o é o fato que acontece após a puxada desse gatilho é o fato do projeto deixar o cano daquela arma de fogo.

Projéteis OU projetis? Há registro de duas formas: projétil (com acento agudo = paroxítona) e projetil (sem acento gráfico = oxítona). As palavras paroxítonas fazem plural em "eis": répteis, ágeis, fáceis, difíceis, PROJÉTEIS. As oxítonas fazem plural em "is": barris, funis, PROJETIS.

A abordagem de pacientes vítimas de perfura- ção por arma branca (PAB) deve ser diferente daquela por projétil de arma de fogo (PAF). No trauma abdominal por PAB o tratamento seletivo tem sido empregado, isto é, o tratamento cirúrgico é realizado em pacientes com sinais de lesão intra-abdominal.

A perfuração por arma branca (PAB) ou ferimento por arma branca é um trauma físico que pode ser causado por meio de violência (seja ela de terceiros ou auto-infligida) na utilização de objetos como facas, estiletes, machados, canivetes, facões e outros objetos que possuam laminas.

O estudo objetiva descrever as condutas do enfermeiro atuante no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) frente às ocorrências com vítimas Ferimentos por Armas de Fogo (FAF).

Lacerações são rupturas nos tecidos moles do corpo.

A lesão não se caracteriza como um problema em particular. Na verdade, essa é a denominação dada para qualquer ferimento ou traumatismo que afete tecidos do interior ou exterior do organismo, acarretando a perda da função dessa parte traumatizada.

Ferida é qualquer lesão que interrompa a continuidade da pele.

As feridas são classificadas de acordo com os mesmos fatores que as causam, divididos nas seguintes propriedades: cirúrgicas, patológicas e traumáticas.

As feridas podem ser classificadas de três formas diferentes: de acordo com a maneira como foram produzidas, de acordo com o grau de contaminação e de acordo com o comprometimento tecidual. Quanto ao mecanismo de lesão as feridas podem ser descritas como incisas, contusas, lacerantes ou perfurantes.

As classificações de feridas são:

  • Feridas incisas. As feridas incisas ou cirúrgicas são aquelas produzidas por um instrumento cortante. ...
  • Feridas laceradas. ...
  • Feridas contusas. ...
  • Feridas limpas. ...
  • Feridas limpas-contaminadas. ...
  • Feridas contaminadas. ...
  • Feridas infectadas ou sujas.

Lesões perfurantes. Como são produzidas e quais as suas principais causas jurídicas? São lesões que produzem feridas com um orifício de entrada, um trajeto e ocasionalmente, um orifício de saída.

Quanto às lesões produzidas por agentes mecânicos, o trauma causado na pessoa é decorrente de um contato direto do instrumento com a superfície do corpo atingida.

Entende-se por rubefação a congestão repentina e momentânea de uma região do corpo atingida pelo traumatismo, evidenciada por uma mancha avermelhada, efêmera e fugaz, que desaparece em alguns minutos.