Como se chama o exame de deglutição?

Perguntado por: garagao7 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 2 votos

Videodeglutograma avalia problemas no processo de deglutição (Disfagias) O exame de Raio X possibilita diagnosticar a dificuldade que alguns pacientes sentem ao engolir. Dificuldade ou dor para deglutir, sensação de alimento parado na garganta, engasgos frequentes, infecções respiratórias de repetição.

O exame consiste na introdução de um endoscópio fino e flexível, em uma das narinas, para avaliação da garganta durante a alimentação: O paciente recebe alimentos líquidos, pastosos e sólidos para que seja avaliada a capacidade de deglutição, ou seja, de engolir.

Existem dois exames indicados para o diagnóstico da disfagia: o exame de videonasofibroscopia da deglutição, realizado pelo otorrinolaringologista e a fonoaudióloga em conjunto, e o exame de videodeglutograma (exame por rádio imagem),” ressalta a doutora.

O fonoaudiólogo é o profissional habilitado para avaliar e tratar as disfagias orofaríngeas neurogênica e mecânicas. A avaliação clínica realizada pelo fonoaudiólogo inclui a avaliação das estruturas envolvidas nas funções de mastigação e deglutição, além de uma avaliação clínica e funcional da própria alimentação.

Este é um exame que avalia a estrutura e o funcionamento da deglutição, permitindo visualizar a rinofaringe, o velofaríngeo, a hipofaringe e a faringe.

Para além de determinar as alterações e a gravidade da disfagia, a avaliação da deglutição busca, principalmente, direcionar as condutas clínicas e a reabilitação fonoaudiológica.

COMO É REALIZADO
Você permanecerá em posição sentada e confortável, em cadeira apropriada para o exame e será orientado a comer alimentos variados nas consistências líquida, líquido-pastosa, pastosa e sólida que serão misturados com contraste (Bário).

Geralmente este exame é feito em locais que fazem exames de imagem como tomografia, ressonancia magnética, etc... Tente ligar em uma clinica dessas que voce deve achar.

Permitindo que o médico observe as vias aéreas superiores (nariz, laringe e faringe) por meio de um aparelho endoscópio, chamado laringoscópio, o exame é realizado principalmente no diagnóstico de problemas da laringe (via aérea responsável pela produção de som).

Sua garganta pode ficar adormecida ou levemente irritada e você pode sentir um discreto desconforto no estômago. Espirros ou sensação de congestão nasal podem ocorrer caso você tenha recebido oxigênio durante o exame.

Tossir ou engasgar ao engolir; Produzir excesso de saliva (baba) que atrapalhe a deglutição; Problemas na fala. Se você tiver um ou mais desses sintomas recorrentes ou com duração maior que três dias, deve procurar ajuda médica para investigar possíveis causas e realizar o tratamento adequado.

Alguns dos principais indícios são o engasgamento ou tosse durante as refeições, dor ao engolir ou a sensação de que o alimento fica parado na garganta. Se não identificada e tratada, a disfagia pode ser causa de desidratação e desnutrição decorrentes da dificuldade na alimentação.

A disfagia – ou dificuldade de deglutição – pode ser de dois tipos:

  • Disfagia orofaríngea: uma condição que afeta a cavidade bucal e a faringe, causando dificuldade para engolir;
  • Disfagia esofágica: condição caracterizada pela dificuldade de passagem do alimento depois do processo de deglutição.

A disfagia obstrutiva é causada por lesões estruturais, benignas ou malignas, que reduzam o calibre do esôfago, ou exercem compreensões extrínsecas; tais como: tumores, divertículos, anéis, membranas, esofagite por refluxo complicada e grandes hérnias hiatais.

Disfagia é o nome dado a uma dificuldade de deglutir ou de engolir, que surge em pacientes mais idosos ou que tenham alguma doença neurológica ou oncológica, podendo, também, acometer crianças, jovens e adultos. Mas, é possível tratar o problema por meio de tratamento fonoaudiológico.

O trabalho da fonoaudiologia na disfagia envolve a reabilitação da musculatura orofacial e do processo de engolir. A dificuldade na deglutição é grave, mas há excelentes terapêuticas que contribuem muito na recuperação e qualidade de vida do paciente.

A deglutição é dividida em três estágios:

  • Fase oral - voluntária, movimento do bolo alimentar da cavidade oral até a orofaringe.
  • Fase faríngea - involuntária, movimento do bolus da orofaringe até o esôfago.
  • Fase esofágica - involuntária, movimento do bolus pelo esôfago e até o estômago.