Como se chama o chapéu do formando?

Perguntado por: ldinis6 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 13 votos

Capelo. Capelo teve origem da palavra italiana (capello) e significa “chapéu”. Propriamente como o nome já diz, este é o famoso chapéu ou capelo que se encaixa na cabeça do formando. Representa o então título dado aos formandos.

Os formandos deverão entrar com o capelo na mão esquerda e só colocá-lo após o juramento e o ato de colação, que será feito pelo reitor junto ao aluno juramentista. Depois da cerimônia, os alunos podem levar o capelo como recordação.

Nas cerimônias de formatura, o capelo é usado por quem recebe e por quem outorga o grau.

Alguns exemplos de cursos que usam a cor azul são Arquitetura, Publicidade, Jornalismo, Psicologia, Filosofia, História, Moda, Turismo, Design Gráfico, Ciências Biológicas, Administração, entre diversos outros.

chapel {subst.}

Toda a colação de grau tem a presença do diretor ou reitor da universidade e das demais autoridades escolhidas pela turma que irá se formar – como o patrono, paraninfo, homenageados, juramentista e orador.

É o patrono quem realiza a entrega do canudo a cada formando depois de conferido o grau. Todos os formandos deverão escolher UM patrono.

Roupa preta podendo ser: vestido tubinho, saia, blusa, sapato ou sandália de preferência na cor preta. (caso queira, poderá usar meia calça da cor da sua pele). Cabelo feminino sugestão: usar cabelo preso, sem volume no alto por causa do barrete (chapeuzinho), mas é opcional, pode ser usado solto também.

Os formandos que vestirem a beca, devem entrar com o Capelo (chapéu) na mão esquerda.

O paraninfo é aquele que dá nome à turma; o profissional no qual os alunos se inspiram, de preferência, da profissão da turma. Patrono: são os padrinhos ou madrinhas dos formandos. É uma personalidade destacada no âmbito do corpo científico.

DISCURSOS
São três os discursos obrigatórios em uma formatura: • Do orador (primeiro a discursar); Homenageados: patrono, paraninfo ou nome de turma (penúltimo a discursar); • Da Direção Geral (último a discursar).

Origem do uso da beca nas instituições
Além disso, as becas foram introduzidas para demonstrar mérito e responsabilidade social, sendo um equivalente aos uniformes militares. Com isso, a ideia de aplicá-las às formaturas representa a importância que a cerimônia tem para os alunos ao ingressarem no mercado de trabalho.

A beca é o traje típico da colação de grau, que é o momento quando o aluno, ou formando, recebe o diploma. Trata-se de uma vestimenta que é formada pela beca propriamente dita, o capelo, o jabor, o pelerine ou a capa e uma faixa, geralmente usada em torno da cintura, cuja cor varia conforme o curso.

O capelo deve ser usado primeiramente na mão. Os formandos(as) entram segurando o capelo na mão direita, com o cordão (pingente) posicionado no lado esquerdo. Após a Outorga de Grau, o capelo deve ser usado na cabeça, com o cordão (pingente) posicionado no lado esquerdo.

São elas:

  • Vermelho – Sociais Aplicadas, Humanas, De línguas e Artes;
  • Verde – Da Saúde e Biológica;
  • Azul – Exatas, da Terra, Engenharia e Tecnologia.

lilás

As cores das faixas são diferentes e dependem do tipo de curso em que se está graduando. São mais comuns, para os concludentes do Ensino Superior, as variantes de marinho, azul royal e celeste. No Ensino Médio usa-se, geralmente, faixa cor lilás. As cores da faixa utilizadas sob a beca são determinadas pelo curso.

Significado de Capelo
substantivo masculino [Antigo] Parte do hábito dos frades que lhes cobria a cabeça; capuz.