Como se chama o certificado do fisioterapeuta?

Perguntado por: erebelo . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 10 votos

Declaração de Regularidade de Funcionamento é um documento expedido anualmente pelo CREFITO-12 que confere a legitimidade para o exercício da fisioterapia ou da terapia ocupacional no estabelecimento.

Definição – Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. É uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas.

Registro de Especialidades Profissionais (Prova de Títulos) – Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Quais as funções do Crefito? É ele que mantém contato mais direto com os profissionais da área. Por esse motivo, uma de suas principais atribuições é a confecção da carteira de identificação de cada fisioterapeuta. Além disso, ele também é responsável pela cobrança de taxas, multas e anuidades dos associados.

Basta pedir o número de credenciamento do profissional ou o nome completo do profissional e verificar no link http://www.crefito8online.org.br:8080/crefitoweb/.

O valor da Anuidade para o ano de 2023 ficou fixado em R$ 550,00 (quinhentos e cinquenta reais), para pessoa física e para pessoa jurídica. A Resolução fixa ainda percentuais de descontos e a possibilidade de parcelamento da Anuidade.

O carimbo profissional: De acordo com Crefito no carimbo, nome completo do profissional, categoria (Fisioterapeuta/ Terapeuta Ocupacional), número do CREFITO, pode-se colocar a especialidade profissional (se houver).

Taxa de Inscrição: R$:162,00 (Com 30% de Desconto, Conforme a Resolução do COFFITO Nº 557);

www.crefito1.org.br > Menu "Serviços Online" > Opção "Documentos para Inscrição". Consulte a aba "Inscrição Definitiva". Além de providenciar os documentos, é necessário imprimir, preencher e assinar o requerimento de pessoa física, disponível na mesma página.

Sim! Quem cursa Fisioterapia em uma instituição a distância reconhecida pelo MEC, como é o caso da Anhanguera, recebe um diploma que vale tanto quanto o presencial! O MEC também avalia as faculdades EAD com o mesmo rigor das presenciais, usando os mesmos critérios.

Seu diploma deve ser revalidado por uma universidade pública que possua o curso desejado (Fisioterapia ou Terapia Ocupacional), na forma do disposto na Lei 9394/96. Após a convalidação, pode ser obtido o registro profissional no CREFITO-12 e assim desempenhar seu exercício profissional. Não há exigência de prova.

Embora sejam duas áreas da saúde que se complementem, Fisioterapia e Medicina têm formações distintas, assim como seus objetivos. Logo, um fisioterapeuta não é um médico, e o título de doutor só pode ser utilizado caso ele tenha doutorado na área de atuação.

De acordo com o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de 8ª Região - CREFITO, o Fisioterapeuta deve apresentar-se como “doutor” na sua atuação profissional com respaldo legal para tal, considerando o princípio da isonomia, da tradição cultural de nosso país e da sua fundamentação científica ...

Art. 1º - Recomendar que os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, na sua atuação profissional, usem o título de Doutor(a), por se tratar de um direito legítimo e incontestável.