Como se chama o canal que conduz a urina para fora do corpo?

Perguntado por: zfreitas . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

URETRA É o tubo que liga a bexiga ao meio externo do corpo, garantindo a eliminação da urina para fora.

Em linhas gerais, a forma mais comum de tratar o estreitamento da uretra é através de um procedimento ambulatorial que consiste no alargamento através de um instrumento chamado dilatador.

O xixi é liberado pela uretra, que é ligada à bexiga.

Contudo, as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são as principais responsáveis pelo desenvolvimento da uretrite. Isso quer dizer que os agentes causadores da inflamação na uretra podem ser transmitidos por meio do contato sexual, oral, vaginal ou anal sem o uso de preservativo.

Qual exame detecta inflamação na uretra? O exame de urina é útil para detectar inflamação na uretra.

Os canais deferentes são dois tubos, do tamanho de um fio de espaguete aproximadamente, que ligam os epidídimos às vesículas seminais. Também chamados de ductos deferentes, a sua função é transportar os espermatozoides depois de seu amadurecimento para que eles se juntem aos líquidos seminais formando o sêmen.

BEXIGA

BEXIGA É uma bolsa onde fica armazenada a urina até sua eliminação. URETRA É o tubo que liga a bexiga ao meio externo do corpo, garantindo a eliminação da urina para fora.

Em algumas situações, é necessário realizar uma cirurgia “aberta”, conhecida como uretroplastia, para resolver em definitivo o problema da estenose/aperto da uretra. Existem diversas técnicas englobadas nesta designação geral, de “plastia” da uretra.

O principal exame que confirma esse diagnóstico é uretrocistoscopia. É um exame simples, que pode ser realizado ambulatorialmente com anestesia local. Trata-se de uma endoscopia da uretra, onde o urologista consegue verificar o local, a gravidade e a extensão da estenose de uretra.

A ureteroscopia é feita com a inserção do tubo pelo orifício da uretra, permitindo o acesso das vias urinárias com menor agressividade. A cirurgia endoscópica é feita em um centro cirúrgico, com o paciente sob anestesia, que pode ser geral ou local, dependendo da escolha do anestesista para casa caso.

A uretra feminina passa primeiro através do assoalho pélvico e depois através do espaço perineal profundo onde está rodeada pelo esfíncter externo da uretra. Finalmente, a uretra abre-se através do orifício externo da uretra encontrado entre os pequenos lábios, anteriormente à abertura vaginal.

Como é o tratamento para inflamação da uretra? A inflamação na uretra pode ser tratada com antibióticos, em caso de infecção bacteriana. Geralmente, é medicada uma dose única, o que não garante a imunidade se a pessoa voltar a ter contato com a bactéria.

Uretrite é o nome que designa a inflamação da uretra, gerando vermelhidão, dor, calor, inchaço e em casos mais graves a perda da função. Ela possui diversas etiologias, como infecções bacterianas, fúngicas, virais e por protozoários, além de traumas e causas químicas.

Antiespasmódicos e analgésicos
Escopolamina (Buscopan ou Tropinal); Hiosciamina (Tropinal).

Mas as causas por trás desse problema de saúde são diversas, entre elas higiene inadequada, histórico familiar, gestação, infecção hospitalar, atividade sexual e doenças crônicas, como diabetes. A infecção urinária pode afetar bexiga (quando ganha o nome de cistite), uretra (uretrite) ou rins (pielonefrite).

Em ambos casos o diagnóstico do câncer de uretra é confirmado pela uretrocistoscopia (endoscopia do trato urinário baixo) com biópsia. Para saber a extensão completa da doença são realizados exames de sangue, tomografia computadorizada (ou ressonância magnética) de pelve e radiografia de tórax.