Como se chama o aluno que fala na formatura?

Perguntado por: lcunha . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

É o paraninfo quem realiza um discurso de congratulação e boa sorte aos seus afilhados (formandos). Cada CURSO deverá escolher UM paraninfo. Aluno (a) Juramentista: é o aluno que representará os demais formandos e proferirá o juramento específico de cada curso.

Discurso do orador e do paraninfo
O primeiro a falar na colação de grau é o orador escolhido pela turma. Assim, ele cumprimenta os membros da mesa de honra e começa o discurso. Depois, é a vez do paraninfo, que deve agir igual ao orador.

O que é um juramentista de formatura? É o formando escolhido pela turma para fazer a leitura do juramento oficial, geralmente o que se destacou durante o curso ou eleito por votação pelos formandos. Assim, os outros formandos acompanham o juramento repetindo as frases conforme elas são citadas.

Falar bem, atrair a atenção das pessoas e transmitir credibilidade por meio da comunicação: estas são algumas das características de um grande orador.

O Paraninfo (a): é uma personalidade considerada como referência profissional e/ou pessoal para os formandos. O paraninfo é aquele que dá nome à turma; o profissional no qual os alunos se inspiram, de preferência, da profissão da turma. Patrono: são os padrinhos ou madrinhas dos formandos.

Fica a cargo dos formandos decidir por realizar uma festa de formatura ou não. O que o aluno faz na colação de grau? Na colação de grau, o aluno concluinte recebe um diploma, na maioria das vezes simbólico, representando e certificando todas as suas competências dentro de uma determinada área do conhecimento.

O orador da turma fala em nome dos formandos. É como se ele interpretasse em seu discurso a vontade e as aspirações da turma. Por isso, é importante que ele seja escolhido pelos colegas, de preferência em um concurso de oratória.

Quais são as etapas da solenidade?

  • Definir orador. O orador é aquele aluno de destaque, que representa bem a essência da turma e do curso. ...
  • Escolher o patrono. ...
  • Convidar o paraninfo. ...
  • Convocar o juramentista. ...
  • Homenagear um professor.

Amigo da Turma: são integrantes de serviços terceirizados ou colegas, que merecem o reconhecimento da turma. Paraninfo: integrante da instituição homenageado e normalmente responsável pelo discurso. É uma pessoa a qual os formandos têm grande admiração e que aconselha os novos profissionais.

No dia do ensaio, a ordem de chamada dos formandos deve ser definitiva, não sendo mais possível alterá-la. Cada turma poderá escolher até dois oradores, que deverão fazer um discurso único, alternando a leitura. Em solenidades com mais de um curso, os formandos podem definir a ordem de colação de grau.

É o patrono quem realiza a entrega do canudo a cada formando depois de conferido o grau. Todos os formandos deverão escolher UM patrono.

A colação de grau é uma tradicional cerimônia acadêmica em que o estudante concluinte do ensino superior recebe o diploma, certificando oficialmente suas competências em determinada faculdade do conhecimento. Além da graduação, colam grau os concluintes de cursos de pós-graduação stricto sensu: mestrado e doutorado.

A oratória é uma habilidade de comunicação, que envolve a realização de discursos e apresentações impactantes. Falar bem em público requer capacidade persuasiva e argumentativa por meio da retórica, a fim de informar ou convencer a plateia sobre uma determinada ideia.

Nos eventos de colação de grau, o juramento costuma ser feito por um aluno definido previamente pela turma, enquanto os demais acompanham ao repetir as frases citadas. Pode parecer uma simples formalidade, mas os estudantes devem ter alguns cuidados na hora do pronunciamento.

Abertura: é o momento de agradecer os presentes, apresentar a temática e preparar o público para as ideias centrais. Comece com uma frase de impacto. Desenvolvimento: conte a história e exemplifique as situações. Conclusão: faça uma reflexão sobre o futuro profissional dos formandos e os agradecimentos finais.

Definem-se o locutor, quem fala, e o alocutário, o outro para quem se fala, além da não pessoa “ele”, qualquer um ou qualquer coisa de que se fala no discurso.

Qual a diferença entre Paraninfo e Patrono? A principal diferença entre paraninfo e patrono é que a escolha do Patrono não é obrigatória, além disso quem realiza o discurso é o Paraninfo. O patrono é uma pessoa que é admirada pela turma, seja pelo profissional que ele é ou por uma causa que ele defende.

O paraninfo é o “padrinho” da turma, aquele professor com quem os formandos estabeleceram um relacionamento especial. Os professores homenageados costumam ser os docentes mais identificados com a turma, assim como o técnico-administrativo ou funcionário homenageado*.

Os formandos deverão entrar com o capelo na mão esquerda e só colocá-lo após o juramento e o ato de colação, que será feito pelo reitor junto ao aluno juramentista. Depois da cerimônia, os alunos podem levar o capelo como recordação.

A outorga de grau é um ato em que a Instituição confere a habilitação ao acadêmico para o exercício profissional de acordo com o curso que tiver concluído.