Como se chama o almoço em Portugal?

Perguntado por: dbarbosa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

Além disso, jantar significava (ou ainda pode significar) o atual almoço, enquanto ceia era relativo ao que se diz hoje jantar.

Em Portugal o café da manhã se chama pequeno-almoço e não é muito diferente do que comemos no Brasil. A combinação mais típica é uma meia de leite com pão torrado com manteiga. Dependendo da fome, também pode ser um croissant recheado, um pastel de nata ou um pão de deus com queijo e presunto.

No almoço prepare-se para pratos fartos recheados de vegetais, massas, peixe, carne e as famosas sopas, conhecidas como caldos. Outro prato cheio de identidade que você pode encontrar facilmente nas mesas dos portugueses é o arroz com feijão, isso mesmo, você não leu errado!

O pequeno almoço é em Portugal uma refeição leve e sem muita originalidade. Consiste normalmente em um café, uma tosta, uma fruta, um iogurte ou cereais. É muitas vezes substituída por uma simples pastelaria e um café. Já não há tradição de pratos quentes como existem noutras culturas.

Assim sendo, o ideal para uma alimentação saudável é que sejam feitas de cinco a seis refeições: Café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

Como podem ocorrer, ambos os termos, em Portugal ou no Brasil, marca- se aí a freqüência de uso. "Festim (em que se come carne assa- da)" (Port.), "churrasco" (Bras.).

Lanche ou merenda. O primeiro termo mais urbano, o segundo mais rural. Daí derivam os verbos lanchar e merendar.

b) Sim, merenda significa o mesmo que a nossa palavra lanche. É antiga em português. Já se usava no século XV.

Significado de cacete: Em Portugal pão é chamado de cacete.

Gelado = Sorvete. Giro/Gira = Bonito/Bonita.

Em Portugal não dizemos "garçon" e talvez nem se saiba o que isso é. Garçon traduz-se por "empregado de mesa", como já respondido. Para solicitar a vinda do empregado de mesa á nossa mesa, levanta-se o braço e faz-se um sinal. Isso costuma bastar, se ele estiver olhando para nós.

Bacalhau
Como prato principal, ele pode ser à Gomes de Sá, à Brás, com natas, assado com batatas, frito, com broa, entre diversas outras maneiras.

Afinal, sardinhas assadas são o prato de verão mais popular, e ponto alto gastronómico das famosas festividades do Santo António. Mas quando se pensa em Portugal como um todo, tanto os habitantes como os estrangeiros provavelmente assumem que o bacalhau é o prato mais representativo da cozinha portuguesa.

O pequeno-almoço é a primeira refeição realizada após um período de jejum noturno, no qual o corpo necessitou de ir às suas reservas energéticas para obter energia para se regenerar e desempenhar funções básicas.

Café da manhã é muito parecido com o do Brasil. Há pães, frios, manteiga, geleias (chamadas de doces) frutas, café, leite, suco de laranja, cereais e docinhos típicos portugueses (chamados de pastéis e bolos). Esse é o café da manhã típico em Portugal .

Uma meia de leite, uma mistura de meio e meio de café e leite, ou um galão, que é principalmente leite com uma dose de café, são uma maneira fácil de começar o dia. Embora muitos portugueses comam só uma simples torrada ou pão junto com a bebida, a companhia perfeita para esse café com leite são os pastéis de nata.

Assim como os brasileiros, os portugueses não dispensam refeições fartas. Os pratos mais amados do povo incluem pão, bolo, queijo, frutas e muito café. Em refeições como almoço ou jantar, batatas, carne, arroz, legumes, peixe e muita salada não faltam. Eles também amam tomar uma sopa nos dias mais frios.

Brunch é uma refeição servida entre o café da manhã e o almoço e costuma substituir ambas refeições. O termo brunch é formado pela junção das palavras breakfast (café da manhã) e lunch (almoço).