Como se chama o abacate roxo?

Perguntado por: ldamasio . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Variedade de abacateiro antiga, o Abacate Roxo ainda é encontrado em quintais e sítios do Estado de São Paulo e de Minas Gerais.

Tipos de Abacate

  • Abacate Breda. O Abacate Breda é uma das principais variedades tardias de Abacate. ...
  • Abacate Fortuna. Possui a casca lisa, de um verde intenso e polpa adocicada e amarela e caroço solto. ...
  • Abacate Geada. ...
  • Abacate Margarida. ...
  • Abacate Ouro Verde. ...
  • Abacate Quintal. ...
  • Abacate Avocado.

Visualmente, as principais diferenças são o tamanho: o abacate costuma ser pelo menos duas vezes maior. Quanto às cascas, a do abacate é verde, mais fina e lisa, enquanto o avocado tem casca marrom, dura e rugosa. O sabor e a textura diferem pouco: o avocado é levemente menos doce e tem consistência mais firme.

Variedades de AbacatesVariedades de Abacates. São conhecidas mais de 500 variedades (tipos) de Abacate. A sazonalidade de cada variedade de Abacate depende das condições climáticas e outros fatores que influenciam na produção mais tardia ou precoce.

A coloração da casca varia do verde ao vermelho-escuro. As duas principais espécies de abacate são Strong, cor verde e a Hass, cor roxa.

O Abacate Bertanha é uma das maiores variedades de abacates e seus frutos podem pesar mais de 3 quilos!

O Abacate Margarida é o mais tardio de todos com uma casca mais firme e rugosa, possui uma polpa verde clara e caroço pequeno. O Abacate Geada é pertencente ao grupo floral "B".

O abacate Fortuna surgiu em Campinas (SP) na década de 1960, quando foi introduzida pelo viveirista Armindo Benati. Tem como características frutos muito grandes, com peso entre 600 e 1000 g, formato piriforme, de casca lisa e verde escuro, polpa amarela e caroço solto.

A variedade Hass de abacate é a mais interessante comercialmente no mundo, principalmente devido à sua qualidade superior, sabor e longa vida útil. Nos Estados Unidos da América, a variedade Hass responde por 80% da produção, enquanto na Califórnia, América e Grécia esse percentual varia.

Começando pelo abacate fortuna que é do tipo mais doce e carnudo, ideal para comer in natura como um lanche da tarde.

Ainda assim, outras variedades são cultivadas do País, sendo as principais: avocado (Hass), breda, fortuna, geada, margarida, ouro verde e quintal, o que permite que o País produza a fruta o ano todo, com a entressafra de uma variedade sendo complementada pelo início de outra.

Você pode tomá-lo puro ou adoçá-lo com mel ou açúcar.

O famoso avocado
É uma ótima opção para quem mora sozinho e não dá conta de consumir um abacate inteiro. Também possui vitamina E, vitaminas do complexo B, magnésio, cálcio, vitamina K, ácido fólico, potássio (mais que o dobro da quantidade encontrada na banana).

R$ 12,55 un.

O avocado é mais magro: traz 10% a menos de calorias que o abacate.

O abacate Hass possui mais gordura e menos água que o abacate tropical, tornando-o mais cremoso e rico em sabor. Por isso, ele é excelente para a guacamole, torradas, mousse de chocolate vegano, molhos, sopas ou preparações quentes.

– Hass (A) – também conhecido como avocado, possui casca rugosa e é o menor dos abacates cultivados por aqui. Sua safra é bem extensa, dependendo da região de plantio, indo de março até outubro. É a variedade mais cultivada em todo o mundo.

Ao contrário do que dizem por aí, o abacate não é um alimento pesado. Ele é fonte de vitaminas do complexo B, que favorecem uma boa noite de sono, e por isso tem sido associado à melhora da produção de GH (hormônio do crescimento).

Não, não faz mal comer abacate que ficou marrom. Pode ser consumido com segurança, desde que não apresente sinais de deterioração: odor desagradável e com a textura excessivamente mole.

O Abacate Manteiga (Persea americana) é o mais doce e o mais cultivado no Brasil e tem como características frutos grandes com formato alongado, casca lisa e coloração verde. Seu nome é devido a sua polpa ter textura de manteiga e amarelada, macia e muito saborosa. Muito utilizado em cremes, doces e in natura.

O Abacate Breda é uma das principais variedades tardias de Abacate. Com produções do final de agosto ao começo de janeiro. Possui a casca lisa, de um verde intenso e polpa adocicada e amarela e caroço solto. É uma ótima opção para ser consumido naturalmente.