Como se chama Meio-irmão?

Perguntado por: vaguiar . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.3 / 5 17 votos

Meio-irmão ou meia-irmã é a denominação aplicada ao irmão ou irmã que possui grau de parentesco apenas por parte de mãe ou apenas por parte de pai. Por parte de mãe, os filhos são denominados "uterinos", por parte de pai, os filhos são denominados "consanguíneos".

Aqueles que são filhos da mesma mãe, mas de pais diferentes, são irmãos uterinos. Os que são filhos do mesmo pai, mas de mães diferentes, são irmãos sanguíneos ou consanguíneos.

Essa condição é chamada na medicina de superfecundação heteroparental. Um caso desses foi identificado em Mineiros, no sudoeste de Goiás, onde uma jovem de 19 anos teve dois meninos gêmeos de pais diferentes.

Grafia no Brasil:segundogênito. Grafia em Portugal:segundogénito.

Irmãos bilaterais são os filhos do mesmo pai e mãe, ao passo que são considerados unilaterais os irmãos que tenham apenas o mesmo pai ou apenas a mãe. Cabe registrar que devem ser desconsiderados os adjetivos “consanguíneos” quando os irmãos forem apenas paternos e “uterinos” quando os irmãos forem apenas maternos.

A palavra "meio", quando fizer parte de um substantivo composto, deve ser seguida por hífen. Logo, o correto é meio-irmão. Um meio-irmão é aquele que é irmão só por parte de pai ou de mãe.

Quanto à parte que cobria os pés, ela passou a ser chamada de “meia”, pois antes era uma parte da calça. Claro que não chegava a ser metade dela, mas vamos deixar isso para lá. “Seis”: para evitar a confusão entre as pronúncias de seis e três se passou a usar meia dúzia, logo encurtado para meia.

Nesse caso o correto é meio-dia e meia, pois a palavra meia é um numeral fracionário e se refere à metade de um todo, de uma unidade. Sendo um numeral fracionário, deverá estabelecer concordância com a unidade fracionada. Neste caso, a unidade fracionada é a hora, um substantivo feminino, ou seja, uma hora, meia hora.

Irmão germano : aquele que, em relação a outro, tem o mesmo pai e a mesma mãe; irmão bilateral. Irmão legítimo : aquele que, em relação a outrem, nasceu da união de homem e mulher legalmente casados.

'Irmãos de leite': o amor proibido entre duas pessoas amamentadas pela mesma mulher.

1. Primo-irmão. Diz-se daqueles que possuem relação de parentesco entre si e compartilham os mesmos avós paternos e maternos sem, no entanto, serem irmãos entre si. É o que ocorre com os filhos advindos dos casamentos de dois irmãos com duas irmãs, ou de um casal de irmãos com outro casal de irmãos.

Na cidade de Mineiros, interior de Goiás, gêmeos da mesma barriga e gerados no mesmo dia - com diferença de algumas horas - têm pais diferentes. Na medicina isso se chama superfecundação heteropaternal. A situação foi descoberta depois que a mãe das crianças fez um exame de DNA e descobriu que cada bebê era de um pai.

Enteado é a pessoa que é filho biológico de um dos cônjuges ou companheiros, normalmente fruto de um relacionamento anterior deste indivíduo.

Os filhos, neste caso, são, em relação ao padrasto, denominados enteados.

O seu primogênito é o único filho que terá os pais só para ele: todas as crianças subsequentes terão que lhe dividir. O seu filho mais velho, provavelmente, terá mais em comum com outros primogênitos do que com os seus próprios irmãos e irmãs.

Uma criança que sofreu com a síndrome do filho do meio, quando adulto se torna alguém isolado. Afinal, ele reflete no mundo o sentimento que experimentou com seus pais. Dessa forma, ele não espera nada das pessoas: nem atenção nem ajuda ou qualquer reconhecimento.

1. Diz-se de ou filho mais novo (ex.: filha caçula; o caçula é muito rebelde). 2. Diz-se de ou irmão mais novo.

Vale lembrar que o filho bilateral significa do casal, enquanto o filho unilateral é aquele fora do casamento, de apenas um dos cônjuges.

Os irmãos! Eles podem ser bilaterais, quando são filhos do mesmo pai e da mesma mãe; ou unilaterais, quando têm apenas um genitor em comum.

Os parentes colaterais são aqueles que provêm de um mesmo tronco, sem descenderem uns dos outros. São chamados a suceder os colaterais até o quarto grau (irmãos, sobrinhos, tios, tios-avôs, sobrinhos-netos), na ausência de descendentes, ascendentes e cônjuge (CC, art.

Plural: meios-irmãos.