Como se chama marmita no Rio Grande do Sul?

Perguntado por: isilveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

marmitina | Porto Alegre RS.

[Calão] Malandro; vadio; galdério. 2. Folgança, pândega.

O chimarrão (ou mate) é uma bebida típica da cultura do sul da América do Sul. O fandango é um típico baile sulista (de origem portuguesa e espanhola), encontrado no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Trago se refere à bebida, geralmente alcoólica.

O que é Xiru:
O xirú é um termo utilizado na região do pampa gaúcho para chamar ou se referir a um homem que se tenha estima, também conhecido por "índio velho", expressão que igualmente designa uma relação de amizade e respeito entre homens.

No vocabulário de regionalismos do Rio Grande do Sul, a voz grota conta com os significados de “Socavão, furna, gruta, desbarrancado, vale profundo” (NUNES; NUNES, 1984, p. 232).

Cusco: palavra originária do estado do Rio Grande do Sul, possui influência espanhola, pois o nome é proveniente da palavra “gozque”, que significa “cachorrinho”; Guaipeca: nome de origem tupi-guarani, usada para dar nome a qualquer cachorro.

No caso da variante guisado, trata-se de um empréstimo da língua hispânica, na qual também se registra idêntica lexia, porém com significado um tanto diverso: no espanhol guisidade significa ensopado, mas na variedade sulista significa molho feito com carne moída.

No Brasil, a carne-seca também é chamada carne do Ceará, carne do sul, charque, carne-velha, jabá, iabá, carne de sol, sambamba e sumaca. São mantas de carne, em geral carne bovina, submetidas a processo de salga, e empilhadas em lugares secos, para desidratação e melhor conservação.

O guisado é um tipo de preparo culinário que consiste, usualmente, em duas etapas: a primeira é para refogar os alimentos e a segunda é para cozinhá-los com um pouco de água, caldo de legumes e carnes ou até vinho. Dependendo da região do país, ele pode ser chamado de ensopado, como é o caso dos picadinhos.

Chinoca é um termo muito utilizado no Rio Grande do Sul, em especial pelos gaúchos que moram em cidades da fronteira. Chinoca é a mulher do peão, são as prendas, mulheres gaúchas que acompanham seus maridos em qualquer lugar.

Os dados demonstraram que a variante mais usada pelos nortistas e sulistas é carne moída. Mas também foi possível concluir, entre outros aspectos, que há variantes que apontam para áreas dialetais específicas em cada região, como é o caso de picadinho no Norte e guisado no extremo Sul do país.

Significado de salsichão: (RS) Linguiça de carne suína para churrasco.

Arranca-rabo, entrevero, inhapa, orelhano, tchê A linguagem do gaúcho - I.

Na fala do gaúcho, as vogais são mais fortes e mais nasais do que os outros sotaques pelo Brasil. Ou seja, o “a” um som similar ao “âã”. Para explicar melhor, perceba que existem palavras que os gaúchos pronunciam como se houvessem mais de uma sílaba tônica.

Tchê é uma expressão coloquial utilizada pelos povos gaúchos, em especial do Rio Grande do Sul, além dos países vizinhos, como Uruguai e Argentina. Tchê é uma expressão de saudação e exclamação, usada para se referir a alguém e tem o mesmo sentido de “cara”, “companheiro”, “moço”, “amigo” e outros sinônimos.

Boa tarde, chê!