Como se chama macaxeira em Fortaleza?

Perguntado por: acastro4 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Mandioca, aipim… Em Fortaleza, a raiz é chamada de macaxeira e é símbolo da gastronomia local, além de ser parte importante da produção agrícola da região.

E por isso, o tubérculo segue as regionalidades e tem apelidos diferentes em cada lugar. Os sinônimos mais comuns para a mandioca, são: aipim, macaxeira, uaipi, castelinha, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, pão-de-pobre, mandioca-brava e mandioca-amarga.

Mandioca, macaxeira, aipim, castelinha, uaipi, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, mandioca-brava e mandioca-amarga, são termos brasileiros para designar o tubérculo da espécie Manihot Esculenta.

Outros apelidos: "Castelinha", "Uaipi" e "Macaxeira". A Mandioca é chamada por outros nomes pelo Brasil!

Aqui em Recife é macaxeira, visse? mandioca.

O uso da palavra “macaxeira” é mais comum no Nordeste, enquanto o termo “aipim” é mais utilizado pelo Sudeste, e “mandioca” é usado com mais frequência no Sul, de acordo com a professora de redação Fernanda Bérgamo, que participa do Projeto Educação, da TV Globo, e é colunista da rádio CBN Recife.

Mandioca, macaxeira, aipim. Os nomes podem variar de localidade. Mas o fato é que essa planta está enraizada na gastronomia pernambucana e deriva sabores.

Considerada uma das comidas típicas da região norte, a maniçoba ocupa um lugar de destaque na mesa de vários paraenses.

jerimum

Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, também é chamada de jerimum.

A macaxeira também é conhecida como mandioca mansa ou aipim, e possui menos de 50 mg de HCN por kg de raiz fresca sem casca. Já a mandioca, ou mandioca brava, apresenta acima de 100 mg de HCN por kg de raiz fresca sem casca. E não adianta tentar fazer essa identificação só no “olhômetro”, como explica a pesquisadora.

A mandioca recebe um nome em cada região brasileira. É por isso que você encontra por aí a macaxeira e o aipim, mas todos se referem ao mesmo alimento. Essa diversidade não está só no nome, mas também na identidade cultural que ela carrega e na sua utilidade culinária.

A planta não era conhecida pela aldeia. Perceberam que ela tinha uma raiz escura e por dentro era toda branca. Em homenagem a filha, ela colocou o nome de Manioca, uma junção de Mani (nome da criança) e Oca (local onde foi enterrada), que com o passar dos anos o nome tornou-se mandioca.

A raiz de Mani veio para saciar a fome da tribo. Os índios deram o nome da raiz de Mani e como nasceu dentro de uma oca ficou Manioca, que hoje conhecemos como mandioca.

Depois de alguns dias brotou uma planta, que chamaram de Maniva. Sua raiz, que era branca por dentro e marrom por fora, chamaram de mandioca em homenagem à menina, que é uma junção de Mani, nome da menina, e oca, local onde foi enterrada.

Nova Amazônia
Macaxeira, aipim, castelinha, maniveira, aiapuã, mandioca.

Macaxeira: Aipim na Bahia, mandioca no Sul.

Abril/2009 - 4ª semana - Região Centro-Oeste/Sudeste
Também conhecida como aipim e macaxeira, a mandioca é uma cultura rústica que se adapta bem mesmo a solos pouco produtivos por ser capaz de retirar mesmo os poucos nutrientes ainda presentes nesses solos.