Como se chama juntar duas palavras?

Perguntado por: echaves . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.4 / 5 5 votos

No estudo da Língua Portuguesa, a aglutinação se refere a um processo de formação de palavras. Nesse processo de composição, ocorre a junção de duas ou mais palavras que dão origem a um novo termo.

Aglutinação

  • aguardente (água + ardente);
  • destarte (desta + arte);
  • dessarte (dessa + arte);
  • embora (em + boa + hora);
  • fidalgo (filho + de + algo);
  • pernalta (perna + alta);
  • planalto (plano + alto);
  • vinagre (vinho + acre).

Já o processo de AGLUTINAÇÃO consiste na junção de duas ou mais palavras, também com o objetivo de formar uma terceira palavra, porém uma delas ou as duas sofrerão alguma mudança na sua forma, ganhando ou perdendo letras, fonemas ou morfemas.

O acróstico é uma forma de versificação na qual há uma combinação de letras, na vertical, que formam uma palavra ou até uma frase.

Dígrafo é o encontro de duas letras para representar um único som.

A derivação parassintética também conhecida como parassíntese é o nome que se dá a um dos processos de formação de palavras. A construção de um termo através da derivação parassintética ocorre com a junção simultânea de um prefixo e um sufixo a um adjetivo ou substantivo para a formação de um verbo.

Em linguagem, palavras híbridas são compostas por elementos de línguas diversas, como é o caso de automóvel e televisão. Automóvel é “aquele que move a si mesmo”: auto (do grego = a si mesmo) + móvel (do latim).

Composição por justaposição: Ocorre quando os elementos ou palavras que formam os compostos estão justapostos, isto é, lado a lado. Trata-se da junção de duas ou mais palavras ou radicais sem que haja alterações sonoras e/ou ortográficas.

substantivo masculino Instrumento ou mecanismo capaz de aglutinar, de fazer aderir, de unir ou ligar uma coisa a outra; aglutinante. adjetivo Que aglutina, liga, une, junta uma coisa a outra.

A derivação sufixal é um processo de formar palavras no qual um sufixo ou mais são acrescentados à palavra primitiva. Ex.: realmente, folhagem.

Os afixos são os morfemas lexicais que se anexam ao radical para mudar-lhe o sentido ou acrescentar-lhe uma idéia secundária ou ainda, para mudar-lhe a classe gramatical. Os afixos do português abordados neste trabalho são: prefixos, sufixos, infixos e circunfixos. Os prefixos são os afixos colocados antes do radical.

Segmentar as palavras na escrita não é uma mera exigência formal; é um recurso funcional que facilita, na leitura, o acesso ao significado. Desta forma, a segmentação de palavras adquire o mesmo valor da pontuação, já que ambas são pistas que orientam o leitor a percorrer a escrita.

Derivação prefixal e sufixal
Consiste na formação de uma nova palavra a partir do acréscimo simultâneo de um prefixo e de um sufixo ao radical.

Por sua vez, os dígrafos vocálicos ocorrem quando duas letras formam o som de uma vogal, mais precisamente sons nasais. Eles geralmente ocorrem com a colocação das consoantes “m” ou “n” após as vogais. Por exemplo, os dígrafos “am” e “an” possuem som de “ã”.

Encontro de duas letras que representam um fonema consonantal. Os principais são: ch, lh, nh, rr, ss, sc, sç, xc, gu e qu. Exemplos: chave, chefe.

O que são fonemas:
Por exemplo, na linguagem oral as palavras “manto” e “canto” se distinguem apenas pelos fonemas “m” e “c”. Em português, por exemplo, os sons "p" e "b" em "pala" e "bala" são dois fonemas diferentes, enquanto na palavra "dedo" o som do primeiro e do segundo "d" são alofones.

O que é um logotipo monograma? Um logotipo monograma é um logotipo relativamente simples e curto, que consiste principalmente de letras. Empresas frequentemente usam as iniciais de seu nome ou um acrônimo como a IKEA.

A derivação prefixal, também chamada de prefixação, é aquela em que, com base no radical de um termo original, acrescenta-se um prefixo para criar vocábulos. Em outras palavras, um afixo é acrescentado antes do radical (por isso, chamado de prefixo), gerando um novo termo com base naquele.

[ Linguística ] Processo de composição de palavras pelo qual duas ou mais palavras se juntam, para formarem uma palavra nova, sem perda de fonemas e de acentuação (ex.: há justaposição em "arco-íris" e "pontapé").

Morfema é a unidade mínima dotada de significado que integra o vocábulo. Essas estruturas são partes constituintes do campo gramatical e lexical das palavras. Essa parte da palavra também é conhecida como radical, que é o núcleo que abriga a significação externa da palavra.

1 composto, heterogêneo, misto, misturado, mesclado, complexo, compósito. Que resulta do cruzamento de raças e espécies: 2 miscigenado, mestiço, mulato, pardo, cruzado, bastardo.