Como se chama Jesus em aramaico?

Perguntado por: lparis . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Yeshua Hamashia significa Jesus Cristo, o Messias. É um termo em aramaico, que era a língua falada por Jesus que deu origem a diversos idiomas falados até hoje. Os judeus, principalmente em Israel, ainda utilizam bastante a palavra.

Mas qual era o verdadeiro nome de Jesus? Como judeu que era, ele tinha um nome aramaico (o aramaico, derivado do hebraico, era a língua falada pelos judeus do século I da nossa era): Yehoshua (ou Yeshua) ben Youssef, isto é, Josué, filho de José.

yausha significa Yauh é salvação a palavra sha em Hebraico significa salvação.

A origem e história do nome Yahweh
Quando o judaísmo se tornou uma religião universal e não meramente local, o termo "Elohim", que significa Deus, começou a substituir Yahweh, a fim de demonstrar a soberania universal do Deus de Israel sobre todos os outros.

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6).

Shalom Adonai é uma expressão do hebraico que significa "a paz do Senhor". É composta por duas palavras "Shalom" que significa "paz" e "Adonai" que significa "meu Senhor". Shalom Adonai, que significa a paz do Senhor, quando dita como um cumprimento, deve ser respondida ao contrário, ou seja, Adonai Shalom.

Origem do nome Jesus
Em português, o nome "Javé", ou ainda "Jeová", têm o mesmo significado "a Eternidade de Deus". O monograma "JSH", Jesus Salvador dos Homens, do grego "IHSUS", aparece nos evangelhos dos apóstolos Marcos e Lucas.

Maranata é uma expressão de origem aramaica que, na tradução para a língua portuguesa, tem um significado semelhante a "vem, Senhor" ou "nosso Senhor vem".

A moderna pronúncia do Síriaco deste nome é Eeshoo, Yíshuh (às vezes Yíshoh), ou seja, temos o testemunho árabe da problemática da letra "E", e do "A" final - como visto no sobrenome citado acima; mas sua pronúncia antiga era similar a “Yeshua” (i-ê-shu-ah) [1].

São pessoas diferentes que, em comum, levam o nome em homenagem ao Filho de Deus. Jesus recebeu vários nomes, em diferentes línguas, nos registros de sua passagem pela Terra. Yehoshu'a, Emanuel, Messias, foram algumas das denominações atribuídas a Ele pelo mundo, segundo teólogos e historiadores.

Feito em migalhas; despedaçado.

Javé e Jeová são os termos em português, para designar DEUS, em hebraico. Ambos são traduções possíveis para o Tetragrama hebraico YHWH, "Eu sou o que sou". Nos dois casos o significado remete a SENHOR, Deus Criador Eterno, revelado na Bíblia Sagrada.

Meu Deus, Meu Deus!

E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.

Mas, antes de nossa existência no mundo, Deus já nos conhecia e amava; por isso nos chamou à vida: somos suas criaturas. Cada pessoa é criatura de Deus, amada e convidada por ele ao banquete da vida. A vida é, assim, o primeiro chamado de Deus, a primeira vocação.

Humilde, pescador deixou sua mulher e família para seguir Jesus Cristo.

Jeová é uma das transliterações para língua portuguesa (além de Javé, Iehovah, Iavé ou até Yahweh) do Tetragrama YHVH, ou seja, a designação das quatro consoantes que compõem o nome de Deus em hebraico.