Como se chama hotel compartilhado?

Perguntado por: imuniz . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

Os mais conhecidos quando se fala a palavra 'hostel'. Os quartos compartilhados são justamente o que o nome indica: você divide a hospedagem com outras pessoas e é isso que vai tornando o hostel cada vez mais barato para o seu bolso.

Em território nacional, o Ministério de Turismo (MTUR) estabeleceu sete tipos de hospedagens no Brasil, classificados como: Hotel, Resort, Hotel Fazenda, Cama & Café, Hotel Histórico, Pousada e Flat/Apart-Hotel.

Quarto solteiro: conhecido como single room ou SGL, conta com uma cama de solteiro. É ideal para pessoas que estão viajando sozinhas ou querem privacidade caso estejam em grupo.

Quarto Casal: Double Room
No mundo da hotelaria, o Quarto Casal também é conhecido como Double Room, o que significa quarto duplo em inglês.

Sendo assim, o coliving nada mais é do que uma forma de habitação compartilhada que integra os moradores de um mesmo imóvel a partir da utilização de dependências comuns e sociais, como sala, cozinha, lavanderia, podendo incluir ainda sala de reunião (coworking), academia e outros espaços de usos específicos.

O Flat, também chamado de apart-hotel, é um imóvel menor do que um apartamento padrão, porém apresenta todos os serviços de um hotel. Geralmente sua metragem varia de 25 a 65 m². Alguns flats raros e especiais podem ser maiores e chegar a até 120 m².

Se você está disposto a ficar em um quarto de uma casa particular, sem alugar o local inteiro, provavelmente encontrará preços mais baixos no Airbnb do que em hotéis. Se quiser o local inteiro para você para ter mais privacidade, pode até ser mais barato ficar em um hotel.

Os apart-hotéis costumam ter restaurante, serviço de quarto, recepção 24 h, lavanderia, internet e garagem, tudo à sua disposição para garantir a melhor estadia.

Quarto duplo significa que há dois camas, e é geralmente usado para acomodar mais de uma pessoa. É bastante comum em hotéis e aluguéis de temporada, pois fornece acomodação para casais ou famílias. Mas também pode ser usado em casas residenciais, se você quiser uma opção mais econômica para acomodar amigos ou parentes.

a hotelaria diz respeito especificamente aos locais de hospedagem. Um profissional que trabalha com turismo pode indicar roteiros de passeio, locais para se hospedar, eventos na região, melhores companhias aéreas e, até mesmo, locais para fazer refeições.

Standard. Esta nomenclatura é bem comum nos hotéis e, normalmente, contam com a estrutura mais simples. O quarto standard inclui banheiro privativo, cama, armário, criado mudo, mesa pequena, abajur e armário.

Um quarto duplo é um quarto standard que tem uma cama de casal, enquanto que um quarto duplo com 2 camas, ou Twin, conta com duas camas individuais. Se se trata de um quarto duplo, 1 ou 2 camas, pode referir-se a qualquer uma das opções anteriores.

Double suites são apartamentos ou casas que oferecem não apenas uma, mas duas suítes completas. Isso significa que cada quarto possui seu próprio banheiro privativo, garantindo privacidade e conforto para os moradores.

O quarto conjugado é um espaço amplo para acomodar até quatro pessoas.

Quarto Twin
Um quarto duplo é essencialmente o mesmo que um quarto individual, mas vem com duas camas em vez de uma. Eles são geralmente mais baixos do que os quartos duplos, tornando-os uma opção econômica para duas pessoas viajando juntas. Se necessário, uma cama extra pode ser adicionada com uma taxa correspondente.

quarto duplo solteiro (twin room) – contém duas camas de solteiro destinadas a duas pessoas. O termo "twin" também é utilizado para quarto triplo/quádruplo/quíntuplo, que oferece uma quantidade maior de camas de solteiro.

Esse é um modelo de moradia compartilhada voltado à criação intencional de uma comunidade. No cohousing, as pessoas moram em um mesmo terreno ou área. Cada morador tem sua casa completa, mas divide espaços públicos internos e externos – como jardim, cozinha comunitária, área de lazer etc.

Diferente do aluguel tradicional, a moradia compartilhada insere o valor de todas as contas básicas no aluguel e divide igualmente para todos os moradores. A maior vantagem desse tipo de acomodação é que o gasto com despesas básicas é mais baixo, justamente por ser dividido com outras pessoas.