Como se chama hoje a antiga cidade de Constantinopla?

Perguntado por: onovais . Última atualização: 24 de maio de 2023
4 / 5 7 votos

No ano de 330, Constantinopla foi construída pelo imperador Constantino. A cidade (atual cidade turca de Istambul) se encontra localizada no estreito de Bósforo, entre o Oriente e o Ocidente, na confluência de importantes rotas comerciais.

O imperador Constantino oferece em 11 de maio do ano 330 uma nova capital ao império romano: a Nova Roma. Esta cidade seria nomeada de Constantinopla após a morte do imperador e com este nome entraria para a história.

A cidade perdeu a guerra contra os otomanos, liderados pelo sultão Maomé II, após um cerco de um mês em 1453. A cidade se tornou a nova capital otomana no lugar de Edirne (antiga Adrianópolis) e passou a se chamar Istambul.

Antes do nascimento da atual Turquia, a região fazia parte do Império Otomano desde o século 15, quando a cidade de Constantinopla - hoje Istambul - foi tomada pelos otomanos. Até então, ela era a capital do Império Romano do Oriente, tendo sido fundada pelos romanos com o nome de Bizâncio.

Sabemos que Constantinopla, antes do século IV d.C., chamava-se Bizâncio e já era uma importantíssima cidade grega, fundada na Anatólia, no século VII a.C. Essa cidade tornou-se bastante influente na época do Império Alexandrino, destacando-se como um dos grandes polos da cultura helenística.

No ano de 330, Constantinopla foi construída pelo imperador Constantino. A cidade (atual cidade turca de Istambul) se encontra localizada no estreito de Bósforo, entre o Oriente e o Ocidente, na confluência de importantes rotas comerciais.

Constantinopla, tinha, aliás, comparada com Roma, uma situação geográfica invejável. Estrategicamente localizada, não apenas do ponto de vista militar, mas também comercial, seus navios podiam navegar não apenas no Mediterrâneo, mas também entre o mar Negro e o mar Mármara, expandindo seu comércio.

Quase 98% da população da Turquia é muçulmana, enquanto que o restante é composto pela religião judaica e as várias comunidades cristãs.

Foi denominada Bizâncio até 330 d.C., e Constantinopla até 1453, nome bastante difundido no Ocidente até 1930. Durante o período otomano, os turcos chamavam-na de Istambul, nome oficialmente adotado em 28 de março de 1930.

Constantino

Construídas inicialmente por Constantino, as muralhas cercavam a nova cidade por todos seus lados, protegendo-a contra ataques marítimos e terrestres.

grego

Cultura bizantina
Adotaram o grego como idioma oficial no século VII e mantiveram constantes relações com os povos asiáticos.

Mehmed II

A Queda de Constantinopla ocorreu em 29 de maio de 1453, quando essa cidade foi invadida e subjugada pelos otomanos, comandados pelo sultão Mehmed II.

Dentre as causas da queda do Império Romano estão: disputas internas pelo poder, invasões bárbaras, divisão entre o Ocidente e o Oriente, a crise econômica e o crescimento do cristianismo.

O que se sabe é que, sob o comando de um líder chamado Osman I, ou Othman, esses turcos ficaram conhecidos como otomanos. Foram eles que mais tarde derrotariam os bizantinos em Constantinopla, em 1453, e, sob a liderança de Maomé II, conquistariam territórios na Europa (nas atuais Grécia, Hungria, Bulgária e Sérvia).

No século IV a.C., o território foi dominado por Alexandre Magno. Nos séculos II e I a.C., chegaram os romanos. Depois da divisão do Império Romano no século IV d.C, a Ásia Menor passou a fazer parte do Império Bizantino, cuja capital era Constantinopla ou Bizâncio.

“O Rei da Turquia surgiu como entidade espiritual no Tambor de Mina em São Luís, na casa do pai-de-santo conhecido por Manuel Teu Santo (que acredita-se ter nascido na África e que teria falecido no final do século XIX).

Em resumo, o gentílico correspondente a Istambul tem várias formas corretas que são concorrentes, a saber, istambulenho, istambulita, istambulense, istambulês istambulino, entre as quais sobressai istambulense por se enquadrar na tendência para dar grande uso (produtividade) ao sufixo -ense na formação de gentílicos.

Nesta transformação Bizâncio passaria a chamar-se Constantinopla e ficou conhecida como uma nova Roma.