Como se chama hashi no Japão?

Perguntado por: dbotelho . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Os fachis, pauzinhos ou palitinhos são as varetas utilizadas como talheres em parte dos países do Extremo Oriente, como a Tailândia, a China, o Japão, o Vietnã e a Coreia.

Jeotgarak

"Jeotgarak" é o nome do hashi coreano. Em uma típica refeição coreana também é utilizada uma colher larga e de cabo comprido, "sutgarak". Diferente de outras culturas que fabricam seus palitinhos com madeira, bambu ou plástico, os talheres coreanos são sempre feitos de metal.

Estima-se que o hashi foi criado há 4 mil anos na China, com as primeiras versões feitas somente para auxiliar no cozimento dos alimentos, especialmente para mexer as comidas nos potes em que coziam. Porém, somente 1.500 anos é depois que eles foram adotados como um instrumento na hora de comer.

Aqueles palitinhos comumente utilizados na cultura oriental se chamam hashi! A culinária japonesa se torna cada vez mais popular no Brasil e, dentre as peças que compõem a mesa asiática, está este pauzinho.

O hashi foi desenvolvido em conjunto por cientistas do Laboratório do professor Homei Miyashita do Departamento de Ciência de Mídia Avançada da Universidade de Meiji, no Japão, e a produtora de alimentos japonesa Kirin.

Hashi que também é conhecido como waribashi é o famoso palitinho de madeira para comer comida japonesa ou oriental. É muito utilizado em vários países asiáticos sendo muito útil e fácil de se utilizar na alimentação.

Os fachis, pauzinhos ou palitinhos são as varetas utilizadas como talheres em parte dos países do Extremo Oriente, como a Tailândia, a China, o Japão, o Vietnã e a Coreia.

saiba mais. "Além disso, não se pode espetar os hashis na comida, porque normalmente quando alguém morre, costumamos oferecer o arroz na tigela bem cheinha, com o hashi espetado no meio da comida", explica. Outra dica importante: nunca encha a tigelinha de arroz até a borda.

hashi {masculino}
chopstick {subst.}

Ohashi são os “pauzinhos japoneses” usados como talheres. A pronuncia correta é “Oháshi” ou “Háshi”. A palavra “hashi” (oxítona) que normalmente usamos para designar este talheres significa na verdade “nuvem” em Japonês.

O “palitinho” de baixo passa entre o polegar e o indicador e se apoia no dedo anelar. Com os dedos indicador, médio e polegar, segure o palitinho de cima. É como se estivesse segurando uma caneta. Para abrir e fechar, movimente o “palitinho” de cima utilizando os dedos indicador e médio.

Jeotgarak é como é conhecido o hashi coreano de metal. Este tipo de hashi de metal é muito bem aceito devido ao material ser mais higiênico, comparado com os de madeira e bambu, e assim é reutilizável e pode durar por anos.

A popularização do sushi no Japão se deu por meio de Yohei Hanaya que, na década de 1820, introduziu o peixe cru ao arroz de sushi, e iniciou a tradição de servi-lo como forma eficiente de comida rápida enquanto ele ainda está fresco, em barracas portáteis, consideradas as precursoras do sushibar e restaurantes ...

Nunca cruze o hashi; Segure o hashi perto da parte final e não no meio ou no começo; Nunca pegue a comida na posição vertical e sim pelas laterais; Quando não estiver usando o hashi ou quando estiver terminando de comer, coloque-o na sua frente, com a ponta virada para esquerda.

hashis | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.