Como se chama descendente de japonês nascido no Brasil?

Perguntado por: emuniz . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Nissei são os filhos de japoneses (dos Issei); cuja natalidade deu-se no Brasil.

O imigrante japonês é considerado da 1ª geração [issei]. O filho nascido de pai e mãe da 1ª geração é considerado da 2ª geração [nissei] e o filho nascido do casal de "nissei" é dito da 3ª geração [sansei].

A expressão nikkei significa descendentes nascidos fora do Japão; japoneses que vivem no exterior ou, ainda, simpatizantes da cultura japonesa. Estima-se que existam, aproximadamente, 3,8 milhões de nikkeis no mundo, a maioria deles no Brasil, que registra 1,9 milhões.

Relativo ou pertencente ao Japão, país asiático. 2. Natural, habitante ou cidadão do Japão. Grafia no Brasil: nipônico.

Ainoco – Wikipédia, a enciclopédia livre.

A palavra japonesa “hafu” (ou “half”, “meio” em inglês) se refere a pessoas que são etnicamente metade japonesas, e agora é mais usada para pessoas multiétnicas em geral no Japão.

No Japão, os mestiços são chamadas de hafu (palavra que vem do inglês half, que significa "metade").

Os nissei são os filhos desses imigrantes. Portanto, são a segunda geração que está no Brasil. Já os sansei são netos dos imigrantes.

cidade de São Paulo

A cidade de São Paulo é a que conta com a maior comunidade japonesa do Brasil. O bairro da Liberdade tem toda a atmosfera do Japão, com fachadas escritas com ideogramas e a arquitetura tradicionalmente oriental.

Desde 1912, a colônia de japoneses não parou de crescer e é considerada a maior fora do Japão. Um dos maiores pontos turísticos da cidade São Paulo, o bairro da Liberdade é também a maior comunidade japonesa fora do Japão.

Para se ter uma ideia, dados da Embaixada do Japão no Brasil estimam que aproximadamente 2 milhões de japoneses e descendentes, a maior população de origem japonesa fora do Japão, vivam no Brasil.

A vinda de imigrantes japoneses para o Brasil foi motivada por interesses dos dois países: o Brasil necessitava de mão-de-obra para trabalhar nas fazendas de café, principalmente em São Paulo e no norte do Paraná, e o Japão precisava aliviar a tensão social no país, causada por seu alto índice demográfico.

No Brasil, vivem aproximadamente 1,5 milhão de japoneses e descendentes, grande parte desse número habita no Estado de São Paulo, o restante está espalhado por todo do território brasileiro e em outros pontos de concentração, como Paraná, Mato Grosso do Sul e Pará.

Além do sushi, a chegada dos imigrantes possibilitou a incorporação de uma variedade de frutas, verduras e legumes, como caqui, maçã, pera, acelga, espinafre japonês, brotos de feijão, broto de bambu, rabanete, abóbora cabotiá entre uma diversidade de produtos, enriquecendo a culinária nipo-brasileira.

Canção harmoniosa em homenagem ou louvor ou honra ou veneração a algo ou alguém.

Hideyoshi é considerado como o segundo "grande unificador" do Japão, após Oda Nobunaga e antes de Ieyasu Tokugawa. Esse também é considerado um dos maiores tiranos da história, responsável por matar mais de 60 mil cristãos em solo japonês.

Sochi é a principal cidade turística da Rússia, localizada na costa nordeste do Mar Negro, no Território de Krasnodar. É também conhecida como a capital de verão ou o estância da Rússia.

A inclinação, porém, costuma ser um fator de diferenciação. Olhos japoneses costumam ser inclinados para cima, e os chineses, para baixo. Os coreanos tendem a ter olhos menores. Existem ainda diferenças entre altura, formato do rosto, que tende a ser mais redondo nos chineses, e até mesmo na cor da pele.

Uma palavra melhor que "orientais" para falar sobre as pessoas de algum dos 50 países que formam a Ásia é "asiáticos". Sim, a palavra também coloca essa variedade de culturas em um balaio, mas pelo menos retira um pouco da carga distante, misteriosa, exótica e fetichizada que a palavra "oriental" costuma carregar.

Os japoneses são descendentes de povos jomon, yayoi e ainus que se estabeleceram no arquipélago nipônico durante milhares de anos. Os Jomons foram os primeiros a desenvolver civilização no arquipélago, o povo nômade Yayoi se estabeleceu na região Central do Japão, e os Ainus ao Norte do país.

Segundo o Wikipédia, existe 11 raças japonesas: Akita Inu, Hokkaido Inu, Shiba Inu, Shikoku Inu, Kishu Ken, Kai Ken, Tosa Inu, Karafuto Ken (Sakhalin Husky), Terrier Japonês, Chin Japonês e Spitz Japonês.