Como se chama ciúmes do passado?

Perguntado por: uboaventura2 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

O ciúme retroativo (ou retrospectivo) é aquele em que a pessoa se sente constantemente incomodada pelo passado amoroso e sexual do seu parceiro.

  • Ciúme normal:
  • Ciúme exagerado:
  • Ciúme obsessivo:
  • Ciúme patológico:

Isso porque é um sentimento negativo, alimentado pela desconfiança e pelo medo de perder alguém. Mas você sabia que nem sempre quem desperta esse sentimento é o atual companheiro(a)? No ciúme retroativo, como o próprio nome sugere, o foco está no passado, na anterior relação sentimental.

Síndrome de Rebeca ou ciúme retroativo, também chamado de ciúme retrospectivo, é um tipo de ciúme crônico e severo, onde o indivíduo sente ciúmes do passado do seu parceiro amoroso.

O apego ao passado é motivado por uma perspectiva também oriunda lá atrás. Sendo assim, você pode vasculhar as suas memórias e fazer reflexões com a mentalidade que possui atualmente. Com o seu conhecimento de hoje, procure compreender as situações sob uma nova óptica.

Então, ciúme do passado não é normal, todo mundo tem sempre uma história para contar, você precisa pensar o que te faz sentir inseguro e elaborar, porque se você não superar esse ciúme excessivo, isso vai lhe acompanhar em todas as relações.

É normal não gostar muito de imaginar o parceiro afetivo com seus companheiros do passado. Porém, quando o sentimento foge do controle e se torna uma obsessão, o chamamos de ciúme retroativo.

4 dicas para superar o ciúme retroativo

  1. Concentre-se no presente: o seu sofrimento é produzido pelos seus próprios pensamentos sobre o passado e vem de situações que você não viveu, porque certamente não conhecia o seu parceiro até então. ...
  2. Comunique-se: diga ao seu parceiro como você se sente, mas não com reclamações.

Porém, o ciúme patológico ou doentio, também conhecido como “Síndrome de Otelo” envolve uma constante percepção de que o indivíduo está sendo traído pelo parceiro (a). Assim, todo e qualquer estímulo pode servir como “sinal” de traição, mesmo que não haja qualquer vestígio de rival.

Quando é algo imaginário, sem controle e acompanhado de um desejo obsessivo de controle total sobre os sentimentos e comportamentos do outro, ele pode ser considerado um ciúme patológico.

A partir dessa definição, Freud afirma que se um sujeito aparentemente não possui ciúme, é porque este sofreu uma severa repressão e que devido a esse motivo, o ciúme desempenharia um grande papel na sua vida mental inconsciente.

A pessoa que viveu algo doloroso sente muito medo de viver isso novamente. Por isso, reage a qualquer coisa que considera uma ameaça. O medo de reviver o trauma, impede que ela se entregue completamente ao relacionamento. Assim, o parceiro fica inseguro quanto ao futuro que eles podem ter juntos.

Segundo o que apontam os psicólogos, um dos motivos mais comuns para uma pessoa se sentir conectada ao passado é por alguma cicatriz emocional que ainda está aberta, ou por uma sensação – muitas vezes ilusória – de algo que pode não ter sido concluído da maneira que ela acha que deveria.

Pesquisas científicas descobriram que as relações intensas de amor geram em nosso cérebro uma espécie de “raiz” ou “âncora”, que mantém nossas lembranças ativas, de maneira recorrente.

A síndrome de Timothy, também conhecida como síndrome do QT longo tipo 8 (LQT8), é caracterizada pela presença de intervalo QT longo, entre 480 ms e 700 ms, e sindactilia cutânea e/ou óssea uni ou bilateral com comprometimento va - riável de mãos e pés.

A síndrome de Prader-Willi é uma doença rara provocada por uma alteração no cromossomo 15 e atinge uma a cada 30 mil crianças no mundo, seja menina ou menino. Ao longo do tempo, pode provocar problemas físicos, comportamentais, de aprendizagem e levar à obesidade.

A síndrome de Prader-Willi resulta de anomalia no cromossomo 15, que ocorre no momento da formação dos gametas. Em 75% dos casos, a cópia paterna desse cromossomo apresenta uma falha – uma deleção, no jargão médico – em um segmento e, assim, não contém os genes que ali deveriam estar inseridos.

Todos nós estamos sujeitos a sentir essa mistura de tristeza e saudade quando deixamos para trás uma fase muito boa ou somos obrigados a fazer renúncias. Afinal, se abrir para novas situações não é fácil. Leva um tempo para nos adaptarmos às mudanças.

A depressão remete muito ao passado, por frustrações, medos e incertezas relativas a uma fase da vida que já passou. A ansiedade tem muito a ver com o futuro, porque normalmente é uma tentativa de controle do amanhã.

Separamos dicas fáceis de como desapegar emocionalmente de alguém que está te fazendo mal, confira!

  1. Como desapegar: tente ignorar seus sentimentos. ...
  2. Como desapegar: não fique lembrando o passado. ...
  3. Como desapegar: se afaste. ...
  4. Como desapegar: procure mais os amigos. ...
  5. Como desapegar: passe um tempo sozinho se amando.

As razões para voltar a um antigo amor podem ser muitas, por exemplo, o conforto daquilo que já conhecemos pode ser um grande motivo, assim como o desconforto em abraçar novas relações por medo do desconhecido. Há ainda o perseguir de um projeto de vida, de um sonho, de algo que um dia idealizamos com aquela pessoa.