Como se chama chuva fina?

Perguntado por: anogueira9 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

substantivo feminino Chuvisco; chuva fina e permanente que cai por um tempo prolongado. Nevoeiro fino; nebulosidade formada por gotículas de água suspensas na atmosfera; nevoeiro próximo da superfície, abaixo das nuvens. Etimologia (origem da palavra garoa).

As chuvas são precipitações de água que evaporam a partir da incidência solar e do calor. Elas ocorrem pela formação de nuvens (gotículas de água suspensas no ar), as quais se condensam gerando as precipitações. Basicamente, há três tipos de chuvas: orográficas, convectivas e frontais.

Ocorre quando o tempo fica mais quente. As altas temperaturas aumentam a evaporação da água do solo, que condensa quando atinge a atmosfera, e retorna à terra em forma de chuva. Esse tipo de precipitaçãpo também é conhecido como "chuva de verão", são rápidas e violentas.

A substância mais comum para provocar a semeadura é o cloreto de sódio (sal), mas em algumas vezes também é utilizado o iodeto de prata e gás carbônico congelado. As partículas de sal – ou de outra substância escolhida – atraem gotículas ao entrarem em contato com o vapor d'água e criam os pingos de chuva.

CHUVISCO OU GAROA >
Precipitação bastante uniforme, composta exclusivamente de gotas d'água muito pequenas (diâmetro menor que 0,5 mm), muito próximas umas das outras e parecendo quase flutuar no ar.

istock.com / Nastco Os tipos de chuvas mais comuns são as orográficas, ciclônicas, convectivas e ácidas.

Tem mais depois da publicidade ;) As chuvas são classificadas em frontais, de convecção e orográficas. 1) Chuvas frontais: também chamadas de ciclônicas, são aquelas causadas pelo choque ou encontro direto entre duas massas de ar, sendo uma delas fria e seca e a outra quente e úmida.

Dependendo da quantidade de água que chove e o tamanho das gotas, podemos descrever a chuva como chuvisco, garoa, aguaceiro, pé-d'água, dilúvio, pancada, etc.

Com base na aparência, distinguem-se três tipos: cirrus, cumulus e stratus. Cirrus são nuvens fibrosas, altas, brancas e finas. Stratus são camadas que cobrem grande parte ou todo o céu. Cumulus são massas individuais globulares de nuvens, com aparência de domos salientes.

A chuva torrencial ocorre quando chove bastante num período curto de tempo sobre uma área pequena. Ocorre frequentemente durante épocas chuvosas e época de tufões e está limitado a áreas pequenas.

Caracterizado basicamente por dias mais longos e noites mais curtas, é típico do verão mudanças rápidas nas condições do tempo, o que pode levar a chuvas de curta duração e forte intensidade acompanhadas de rajadas de vento e queda de granizo.

Os principais tipos são: chuva frontal, chuva convectiva e chuva orográfica. A chuva pode precipitar-se de diversas maneiras, e a diferença ocorre segundo o seu processo de formação.

Chuva intensa define-se como sendo aquela que registra um grande volume de água precipitado num curto espaço de tempo.

A chuva ácida pode ter origem natural ou antrópica.
Os principais geradores naturais de chuva ácida são os vulcões, que emitem à atmosfera gases, partículas, compostos de enxofre e poeira; e os processos biológicos ocorridos nos solos, pântanos e oceanos, além da respiração animal e vegetal.

Há mesmo uma palavra para as pessoas que amam a chuva: pluviophiles. 1. Os dias chuvosos trazem para fora o mais bonito do tempo, seja para as pessoas ou animais.