Como se chama catarro na enfermagem?

Perguntado por: mhernandes . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 4 votos

Expectoração: expelir secreção, escarro, geralmente pulmonar. Expectorante: medicamento que promove a expulsão de catarro e mucosidade da traqueia e brônquios.

A expectoração é a eliminação, pela tosse, da secreção traqueobrôn- quica que se mistura, a nível de cavidade bucal, com a saliva e que é conhecida por secreção brônquica, muco, catarro ou escarro.

A tosse produtiva, também chamada de tosse cheia, é um tipo de tosse que é caracterizada pela produção de secreção nas vias respiratórias (muco ou catarro).

Significado de Expectoração
substantivo feminino Eliminação, através da tosse, das secreções produzidas nos brônquios, na traqueia ou nos pulmões. Escarro; aquilo que é eliminado: expectoração com sangue.

ex·pec·to·ran·te |eispèt| ou |espèt| 1. Que faz expectorar . 2.

Quando as vias aéreas são agredidas – por exemplo, pelo vírus da gripe –, esse muco se modifica pra tentar expulsar o agente invasor. Juntando água, sais, gorduras, restos celulares e algumas substâncias inflamatórias, temos enfim o catarro.

Quais os tipos de catarro e o que eles querem dizer?

  1. Catarro branco ou cinza. Este é considerado o mais comum e menos preocupante. ...
  2. Catarro verde ou amarelo. ...
  3. Catarro marrom ou preto. ...
  4. Catarro rosado ou vermelho.

Conhecida vulgarmente por falta de ar, a dispneia é a sensação de que não se está a receber ar suficiente nos pulmões. Este problema de saúde pode resultar de um esforço mais intenso, ser causado por se estar num local de elevada altitude ou pode ser um sintoma de infeção e doença pulmonar ou cardíaca.

A tosse produtiva, também chamada de tosse cheia, é um tipo de tosse que é caracterizada pela produção de secreção nas vias respiratórias (muco ou catarro). O som emitido ao tossir é diferente e característico, facilmente identificado. Também é comum que o excesso de muco das vias respiratórias pela boca.

Informações para Pacientes – Falta de ar
O termo médico para falta de ar é dispneia. As pessoas descrevem a sensação de diferentes maneiras. Elas podem usar as palavras “respiração curta”, “aperto no meu peito”, “não tenho ar suficiente”, etc.

Geralmente, a secreção é mucosa ou purulenta, podendo ter diferentes colorações e até ser acompanhada de sangue. Formado como resposta a diferentes inflamações nas vias aéreas inferiores, o material costuma ser eliminado pela tosse.

O escarro mucóide ou mucoso tem aspecto seme- lhante à clara de ovo. É esbranquiçado e algo viscoso. É o tipo encontrado em pacientes portadores de bronquite crônica e asma brônquica, quando não há infecção bac- teriana superposta.

8 dicas de como tirar catarro da garganta

  1. Gargarejo com água morna e sal. ...
  2. Aumento da ingestão de líquidos. ...
  3. Inalação de vapor e nebulização. ...
  4. Lavagem nasal. ...
  5. Cuidados com a alimentação. ...
  6. Uso de umidificadores de ambiente. ...
  7. Chás. ...
  8. Medicamentos com ação expectorante.

Expectorantes estimulam mecanismos que promovem a eliminação do muco. Os mucolíticos promovem a liquefação do muco tornando-o mais fluido para facilitar sua expulsão.

Expectorantes são projetados para diluir as secreções respiratórias em suas vias respiratórias para que você possa tossir o muco excessivo com mais eficácia. Esses medicamentos fazem isso lubrificando as passagens das vias aéreas.