Como se chama as partes de uma notícia?

Perguntado por: igaspar . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

O texto jornalístico (de uma notícia ou reportagem) é composto por algumas partes: título, lide, corpo do texto e imagens.

Mais adiante, organize o texto segundo a estrutura básica dos textos jornalísticos: títulos, lide e corpo da notícia. Fique atento à linguagem utilizada, que deverá ser formal, sem perder de vista a clareza e as regras gramaticais.

* Corpo da notícia – Nela, há um detalhamento maior dos fatos, de modo a destacar os detalhes mais importantes, fundamentais à compreensão do interlocutor.

O texto jornalístico (de uma notícia ou reportagem) é composto por algumas partes: título, lide, corpo do texto e imagens. Os títulos devem ser claros, informativos e atrativos. A lide da notícia deve responder algumas perguntas como: o quê? quem?

Informações sobre o gênero: Uma manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor.

As três partes estruturantes de um texto: introdução, desenvolvimento e conclusão.

A linha fina vem abaixo do título, é escrita em letras menores, complementa e pode também ampliar as informações. Tanto o título quanto a linha fina de uma reportagem costumam ser elaborados levando em conta palavras ou expressões voltadas para causar um efeito de sentido conforme o público que pretende atingir.

O olho (também chamado de janela) é um trecho do texto da reportagem cujo autor (o repórter) ou editor julga importante destacar.

O corpo da notícia, é o desenvolvimento sobre o assunto, apresentando detalhes sobre o tema. Geralmente, é nesta parte da notícia que o autor contextualiza o assunto, respondendo às perguntas: “como?” e “porquê?”.

Manchete – frase de destaque que tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. Título auxiliar – em um tamanho um pouco maior, é o complemento da manchete e tem o objetivo de atrair o leitor. Lide (lead) – são as principais informações da notícia, expostas no primeiro parágrafo.

As informações mais importantes da notícia geralmente aparecem no primeiro parágrafo, chamado “lide”. O lide deve responder a seis questões básicas: o quê , quem, quando, como, onde e por quê. Essa estrutura tradicional permite que logo no início o leitor saiba tudo o que a notícia traz como informação relevante.

Em jornalismo, o lide (do inglês lead; em latim incipit) é a primeira parte de uma notícia. Geralmente o primeiro parágrafo com duas linhas posto em destaque que fornece ao leitor informação básica sobre o conteúdo. A expressão inglesa lead tem, entre outras, a tradução de “primeiro”, “guia” ou “(o que vem) à frente”.

1. O Lead ou lide. I Normalmente a notícia se inicia com o lide, (do inglês, que significa “abre”, abertura da notícia). É a técnica de relatar o que há de principal nos acontecimentos logo na abertura da notícia, prepara uma atmosfera, um clima, para o desenvolvimento da leitura.

TÍTULO AUXILIAR (subtítulo, linha fina, complementa o título principal). LIDE (parágrafo de introdução que apresenta a síntese da notícia e contém as informações essenciais, as quais respondem as seguintes questões: (“o que aconteceu, quando, onde, com quem, como aconteceu?”).

A notícia é um gênero jornalístico que apresenta como objetivo principal informar. Para tanto, trata-se de um texto informativo, geralmente sem teor opinativo. Além disso, apresenta um acontecimento real cuja linguagem é clara e formal.

Dicas para escrever melhores manchetes

  1. Conheça sua plataforma. O artigo será publicado em formato impresso ou online? ...
  2. Conheça seu público. ...
  3. Seja direto. ...
  4. A escolha da palavra é importante. ...
  5. Não dependa do contexto. ...
  6. A gramática é importante. ...
  7. O seu título tem TACT?

Desenvolvimento
É o chamado “corpo do texto”, onde o tema escolhido é abordado e, como o próprio nome diz, desenvolvido. Após introduzir o tema, é hora de debatê-lo, através da exposição dos argumentos. É necessário que as ideias estejam claras e exemplificadas, se for o caso.