Como se chama amor de filhos?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

2. Fraternal. O amor de uma mãe pelos filhos define- se como AMOR MATERNAL.

Para responder a essa pergunta, precisamos conceituar do que estamos tratando, porque amar um filho é um conjunto variado e complexo de atitudes e ações. Quando nasce um filho, o sentimento natural que se espera dos pais é o da bem querência para com essa pessoa. Esse sentimento chamamos de amor paterno ou materno.

Amor familiar
As crianças sentem esse tipo de amor com os familiares com quem passam muito tempo juntos ou mesmo com os melhores amigos.

Os 3 tipos amores definidos pelos gregos e utilizados por muito autores até os dias atuais são: Eros, Philia e Ágape.

Para o célebre escritor C.S. Lewis, o amor pode ser comunicado de quatro maneiras: Afeição, a forma mais básica de amar; Amizade, considerada a mais rara; Eros, o amor apaixonado; e Caridade, o maior e menos egoísta deles.

As palavras gregas para amor incluem 7 tipos que podemos experienciar

  • Eros: amor apaixonado e romântico. ...
  • Philia: amizade íntima e autêntica. ...
  • Ludus: amor lúdico e sedutor. ...
  • Storge: amor familiar incondicional. ...
  • Philautia: amor-próprio. ...
  • Pragma: amor comprometido e companheiro. ...
  • Agápe: amor empático e universal.
  • 1 - Eros (Amor Apaixonado) ...
  • 2 - Ludus (Amor Divertido) ...
  • 3 - Philos (Amor Próprio) ...
  • 4 - Mania (Amor Obsessivo) ...
  • 5 - Pragma (Amor Comprometido) ...
  • 6 - Storge (Amor Familiar) ...
  • 7 - Philia (Amizade Amor) ...
  • 8 - Ágape (Amor Compassivo ou Piedoso)

O incesto (sexo entre os pais e os filhos), se ambos são maiores e nenhum está sob ameaça ou violência, é permitido pela lei brasileira, ainda que seja um tabu moral e religioso. Mas, do ponto de vista jurídico, ele jamais gerará uma união estável, ainda que os envolvidos queiram criar tal união.

Ser pai é admirar o brilho nos olhos dos filhos como o mais precioso dos diamantes. O amor de pai é excepcional, mas se torna ainda mais especial quando ele se junta à admiração pelo filho amado. Você é o meu orgulho, pequeno! A admiração que sinto por você é capaz de explodir para fora do meu peito.

Note que o conceito “Complexo de Édipo” pode ser utilizado em ambos os sexos. Ou seja, os meninos sentem forte atração pela mãe, enquanto as meninas são atraídas pela figura paterna.

Você é a coisa mais linda que aconteceu na minha vida. Você é meu milagre e sei que Deus cuidará de nós dois por toda vida! Alegro-me quando você está feliz, me orgulho de tudo o que você faz, você é incrível e muito especial, filho! Eu nunca mais fiquei sozinha e a sua companhia é o que faz a vida ser perfeita, filho!

Eu te amo incondicionalmente e para sempre! Meu filho, eu amo sua honestidade, sua paixão, sua resiliência, sua coragem e sua parceria. Eu gostaria que todos os dias você se enxergasse com os meus olhos, porque eu te vejo como uma pessoa perfeita. Obrigada por ter me tornado a mãe que sou hoje.

Amor de Mãe é aquele amor cheio de carinho e aconchego, proteção e cuidado, presença e amizade, referência e inspiração. Amor de mãe é admiração por tudo que você é e faz, é o amor mais puro e incondicional que existe, é sentir carinho em cada atitude e em cada momento.

Mas se quer saber quais são os tipos de amor que existem, veja a lista abaixo onde apresentamos os oito tipos de amor descritos na língua grega:

  • Eros (amor apaixonado)
  • Pragma (amor duradouro)
  • Ludus (amor lúdico)
  • Ágape (amor universal)
  • Philautia (amor-próprio)

Pragma é um entre os oito tipos de amor reconhecidos pelos gregos, e se baseia na praticidade – aliás, uma tradução para o termo é “amor prático“. Perseverança, compromisso e dever são três palavras que descrevem o sentimento, que muito se relaciona aos casamentos ou relacionamentos de longa data.

Portanto, amor platônico, ou qualquer coisa platônica, se refere a algo que seja perfeito, eterno e imutável, mas que só existe em ideia. O amor platônico é entendido como um amor idealizado, irreal e fantasioso, onde o objeto amado é o ser perfeito, detentor de todas as boas qualidades e sem defeitos.

O livro, que teve sua primeira edição publicada em 1992, resume as 5 linguagens do amor em: palavras de afirmação, tempo de qualidade, presentes, atos de serviço e toque físico. Conheça cada uma delas e descubra como agradar seu amor da forma que criará mais conexão entre vocês dois.

Amor vazio: somente compromisso, sem paixão ou intimidade. Amor romântico: envolve paixão e intimidade, mas não necessariamente compromisso. Amor companheiro: envolve intimidade e compromisso, mas não necessariamente paixão. Amor fatuo: combina paixão e compromisso, sem intimidade.

A “teoria dos 3 amores” ainda mostra que podemos ter várias paixonites ao longo da vida e até namorar e se comprometer com mais de três pessoas, mas apenas três delas são capazes de despertar esses três tipos de amores que somos capazes de experimentar.

A base do amor não é construída por diferenças ou oposições, mas por afinidades. Porém as afinidades não garantem um amor forte ou duradouro, elas facilitam que as pessoas se conheçam, se identifiquem e sintam vontade de se encontrar novamente.

Ágape foi um termo muito utilizado pelos escritores cristãos, e aparece bastante nos textos do Novo Testamento, onde há muitas definições e exemplos de ágape, o amor filial, o amor entre os cônjuges, e o amor de Deus para com todos os seres.