Como se chama a visão de cima para baixo?

Perguntado por: opadilha . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

Utilizaremos nomenclaturas mais simplificadas para auxiliar a compreensão: de cima para baixo (corresponde à visão vertical), de cima para baixo e de lado (corresponde à visão oblíqua), de baixo para cima e de frente (visão frontal).

Visão horizontal é a que temos quando visualizamos algo de frente. É também conhecida como visão frontal. Visão oblíqua acontece quando olhamos algo de cima e de lado ao mesmo tempo, ou seja, nessa situação visualizamos esse objeto de forma inclinada e em perspectiva.

Os ponto de vista são: primeira pessoa, terceira pessoa limitada e múltipla, onisciente e segunda pessoa.

Essa projeção do objeto é o que chamamos popularmente de vistas. Existem três tipos de vistas: a superior, a lateral e a frontal.

A vista representada no plano vertical, é denominada de vista frontal. A vista representada no plano horizontal, é denominada de vista superior.

Existe a visão oblíqua, que é um espaço da Terra visto do céu em forma diagonal, como se o observador estivesse em cima, mas vendo um pouco de lado.

Uma imagem ou visão oblíqua é aquela em que quando o mapa é lido, é feito de forma diagonal, é como se a própria pessoa estivesse vendo a terra por cima, mas como se ela estivesse virada um pouco de lado, ou seja, um pouco torta.

A linha horizontal é uma linha reta que tem sua direção paralela ao horizonte, ou seja, uma linha deitada. Vertical é uma linha reta em pé, podendo ser de cima para baixo ou de baixo para cima.

As fotografias horizontais são mais largas do que altas. Já as fotografias verticais são mais altas do que largas. As câmeras são projetadas para tirar um tipo de fotografia – horizontal. Isso segue a maneira como os seres humanos veem o mundo.

Quando estamos em pé com a coluna reta, podemos dizer que estamos em uma posição vertical, assemelhando-se assim a uma reta vertical. São as retas que não são horizontais nem verticais.

Já a visão periférica é formada fora da mácula, na periferia da retina. É com ela que percebemos os objetos e movimentos ao nosso redor, ainda que sem muita nitidez. É muito importante para a nossa locomoção e noção de espaço.

É uma visão pouco rica em detalhes, fazendo com que os movimentos e objetos normalmente sejam vistos desfocados ou com pouca nitidez. Isso ocorre porque as células fotossensíveis mais complexas, que ajudam a captar a imagem e levá-la para o cérebro, estão mais concentradas na região central dos olhos.

A visão é um dos órgãos dos sentidos, e é por meio desse sentido que temos a capacidade de enxergar tudo à nossa volta. Os olhos são os órgãos responsáveis pelo sentido da visão.

1 VISTAS ORTOGRÁFICAS
Define a Norma Técnica Brasileira (NBR 10647) que: Vistas Ortográficas são as "figuras resultantes da projeção cilíndrica ortogonal do objeto sobre planos convenientemente escolhidos, de modo a representar, com exatidão a forma do mesmo com seus detalhes".

A primeira vista que desenhamos é a frontal. Ela deve ser a vista mais representativa do objeto, a que contém detalhes que o diferenciam de objetos semelhantes.

Elevação: projeção ortográfica de um objeto sobre um plano vertical paralelo a um de seus lados. Também chamada de vista ou fachada. Tipos: vista frontal, vista lateral esquerda, vista lateral direita, vista posterior.

Plano 6 – Vista Posterior – mostra o objeto sendo visto por trás.