Como se chama a veia da mão?

Perguntado por: lcarvalho7 . Última atualização: 22 de janeiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

De forma geral, as veias da mão drenam para as veias radial ou ulnar, e consistem das seguintes: Arco venoso palmar superficial. Arco venoso palmar profundo. Rede venosa dorsal da mão.

A veia braquial comum (VBC) é formada a partir da união de duas outras veias (veia braquial lateral e veia braquial medial). Origina-se no braço e constitui uma importante via de circulação colateral do membro superior, unindo o braço à axila8-13.

A veia basílica, inicia-se na parte medial da rede venosa dorsal, tem um trajeto póstero-medial no antebraço, inclinando-se para a face anterior e distal do cotovelo. No braço, perfura a fáscia profunda e no terço médio do úmero recebe as veias braquiais, para constituir a veia axilar4,5,7,8,9,10,11.

A mão possui duas redes de drenagem venosa. Estas são as veias profundas, que acompanham as artérias, e as veias superficiais, que se anastomosam em uma rede venosa dorsal. Esta rede superficial localiza-se no dorso da mão.

radial

Olá, no pulso a artéria que palpamos é a radial, enquanto a artéria que aferimos a pressão arterial é a chamada braquial.

As veias das mãos e pés são naturalmente mais salientes. Fatores genéticos contribuem para isso. Isto não quer dizer que tenham alguma alteração. No caso de insuficiência venosa geralmente outros sintomas estão associados como edema (inchaço), dor, desconforto, sensação de peso e cansaço.

A veia estourada geralmente é causada por pancadas, abrasões, como ao coçar ou esbarrar em superfícies ásperas, ferimentos, após tirar sangue ou ao permanecer algum tempo cateter na veia para administrar medicamentos diretamente na veia, por exemplo.

Você terá uma dor intensa nesse local se a veia tiver entrado em colapso. Também pode haver hematomas e parecer preto ou azul, além de coceira na área. Evite coçar o local da injeção. Se começar a coçar, geralmente é um bom sinal.

As veias jugulares externa e interna são as duas principais veias que drenam o sangue da cabeça e do pescoço. As veias jugulares externas são mais superficiais e drenam, para as veias subclávias, o sangue da região posterior do pescoço e da cabeça.

As veias dos membros inferiores são o arco venoso dorsal do pé, a tibial anterior, a tibial posterior, a fibular / peroneal, a poplítea, a femoral, a safena magna, a safena parva, a ilíaca externa e as veias ilíacas comuns. Elas são divididas nos sistemas venosos profundo e superficial.

A veia cava é considerada a principal veia do corpo, pois ela é responsável por levar o sangue da cabeça, dos membros superior, inferiores e abdômen de volta para o coração. Por isso, ela é dividida em veia cava superior e veia cava inferior.

A principal veia para a coleta de sangue venoso é a fossa antecubital, localizada exatamente na dobrinha do braço, na parte oposta ao osso do cotovelo. Caso não esteja aparente, o paciente deve ser instruído a abaixar um pouco o braço e fechar a mão para que as veias basílica e cefálica fiquem mais aparentes.

A veia cardíaca magna se origina no ápice do coração, e viaja ao longo do sulco interventricular, e em seguida do sulco atrioventricular. Ela recebe sangue da veia marginal esquerda e de outras tributárias que drenam ambos os ventrículos e o átrio esquerdo, e se esvazia na origem do seio coronário.

O sangue chega ao átrio através de quatro VEIAS PULMONARES, duas direitas e duas esquerdas. Após chegar ao átrio o sangue passa ao VENTRICULO ESQUERDO, através da VÁLVULA MITRAL.