Como se chama a última folha de um livro?

Perguntado por: dgil . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Colofão

Colofão. É o último elemento impresso no miolo do livro e apresenta informações técnicas sobre ele, como o papel e a tipografia utilizados e o local e o ano de impressão. Esses são alguns dos termos técnicos utilizados para referir-se às partes específicas de uma obra literária.

Também conhecido como papel sulfite, mas com maior qualidade, o papel offset se trata do tipo mais usado no mercado de livros.

colofão: último elemento técnico do livro e apresenta as informações técnicas dele como o papel e a tipografia utilizada, além de ano de publicação e local.

Elementos opcionais, as orelhas são as extremidades da primeira capa e da quarta capa, dobradas para dentro. Podem incluir ou não texto. Este em geral constitui-se de informações sobre os autores e/ou sobre a obra.

O que é uma folha de guarda? Folhas de guarda são páginas coladas na parte interna da capa e contracapa dos livros de capa dura. Folhas de guarda não podem ser diagramadas.

A folha de rosto é um elemento pré-textual, ou seja, é colocada antes do conteúdo propriamente dito do trabalho. Ela é obrigatória e deve conter todos os dados essenciais para identificação do trabalho. A folha de rosto compreende o verso e anverso com dados específicos em cada lado da folha.

O gênero quarta capa cumpre a função de informar o leitor sobre o conteúdo da obra à qual faz referência, apresentando uma avaliação positiva. O objetivo deste trabalho é verificar em que medida a quarta capa ajuda a promover a obra, no sentido de levar o leitor a adquiri- la e/ou lê-la.

Prólogo é um termo que vem da dramaturgia grega antiga. É aquilo que é dito antes, e designa a primeira parte de uma tragédia, momento em que se expõe o tema da peça. O uso de prólogos se dá até hoje em dia, seja na literatura ou no audiovisual. No entanto, em muito se perdeu a sua função.

Miolo: são todas as páginas internas de um livro. Guarda ou Folha de guarda: é a folha que se coloca antes das folhas ou da capa original do livro a encadernar. Contra-guarda: material que cobre a segunda capa e a folha de guarda.

É um acabamento muito usado nos livros de capa dura. Acessoriamente, também protege o espaço entre a lombada e a capa da penetração de sujeira e insetos. A técnica “grampo canoa/ grampo cavalo” é o tipo de encadernação na qual se grampeiam as folhas, e o miolo se prende à capa por meio dos grampos.

Uma história deve terminar da mesma forma que uma frase: com um ponto final (final fechado), um ponto de exclamação (final surpreendente), um ponto de interrogação (final ambíguo) ou reticências (final aberto).

Em geral, a beat sheet é feita depois do argumento e antes da escaleta. Muitos roteiristas utilizam a estrutura proposta por Snyder, mas vale sempre lembrar que não há regra. A melhor forma de escrever varia dependendo do processo criativo de cada um e, muitas vezes, do que faz mais sentido para a obra.

O ideal é torná-la o mais casual possível para que o leitor se sinta confortável. Por isso é muito importante a troca de conteúdo, posts falando sobre sua experiência com livros e etc. Nada muito informal e o mais simples possível para que todos consigam entender seu ponto de vista.

Quarta Capa ou Contracapa
É a parte de trás do livro, nela consta a sua sinopse e podemos conhecer sobre do que se trata a obra. Obs: A área interna da capa é denominada segunda capa e a área interna da contracapa é chamada de terceira capa.

Colofão. É o último elemento impresso no miolo do livro e apresenta informações técnicas sobre ele, como o papel e a tipografia utilizados e o local e o ano de impressão. Esses são alguns dos termos técnicos utilizados para referir-se às partes específicas de uma obra literária.

Um livreto é um pequeno livro e podem ser produzidos de diversas formas e tamanhos. Geralmente possuem formato A5, de 8 à 24 páginas, com capa de papel e acabamento em grampos.

Guarda Nidal
Do latim nidus, ou seja, ninho, neste tipo de guarda os filhos permanecem onde estão e os pais são quem revezam para ficar com ele. Isto é, a cada período, um dos genitores ficará com os filhos na casa original do ex-casal.

Atualmente, existem quatro tipos de guarda presentes no ordenamento jurídico brasileiro, classificadas como: guarda compartilhada, guarda unilateral, guarda alternada e guarda nidal.