Como se chama a tiara do Índio?

Perguntado por: vmeireles . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 12 votos

Para os indígenas da etnia Fulni-ô, do estado de Pernambuco, o cocar é a conexão do guerreiro com o grande espírito e deve ser utilizado somente pelos homens. Por ser considerado um cocar pessoal, pode ser dado como presente apenas para alguém querido.

Objetos Indígenas e Seus Significados

  • Máscaras. As máscaras indígenas são comumente usadas em rituais e festividades. ...
  • Cocar e peças plumárias. O cocar e outros enfeites indígenas feitos de plumas são muito utilizados por indígenas brasileiros. ...
  • Cestos. Os cestos são confeccionados por mulheres indígenas.

Além das penas que são um ponto de destaque, há a coroa do cocar, que representa a necessidade de manter a centralidade dos pensamentos. As pontas simbolizam que o homem precisa ter flexibilidade como pessoa, e o formato aberto do cocar retrata a busca por novos conhecimentos e experiências.

Uma testeira ou tiara é um acessório designado para se encaixar ao redor da cabeça, geralmente para prender o cabelo e impedir que ele caia sobre a face ou para impedir que o suor escorra pela testa e atinja os olhos.

Sinônimo de tiara

  • Adorno usado pelas mulheres no penteado: 1 arco, diadema.
  • Chapéu alto usado pelo papa em cerimônias: 2 coroa, mitra.
  • Dignidade pontifícia: 3 papado, pontificado.

Um cocar é o adorno usado por muitas etnias indígenas americanas na região da cabeça. Sua função variava de etnia pra etnia, podendo servir de adorno a símbolo de status ou classe na etnia.

Os colares são adereços que os índios utilizam no pescoço e eles também são feitos de sementes e de penas.

O cocar é um artefato ritual, confeccionado artesanalmente pelos homens da aldeia e usado em cerimônias de diversas etnias.

Entre os indígenas brasileiros as “cabaças” constituem-se nos mais difundidos recipientes para a água. Esta matéria-prima é empregada na confecção de utensílios domésticos, como vasilhas para ingestão de bebidas, conchas e recipientes para uso diversificado.

Muiraquitãs são pequenos amuletos feitos de pedra por índios amazônicos com intuito de protege-los contra doenças e infertilidade. Feitos de pedras verdes, como jade, eles são considerados sagrados e sua história é cercada de lendas.

Quando um índio diz que a própria terra é `sagrada¿, não é força de expressão. Muitos povos indígenas acreditam em deuses e seres mitológicos ligados a elementos da natureza, e o território é o espaço físico onde essas divindades se manifestam.

Caiapós e Botocudos acreditam que estes adornos podem ajudar a ouvir e falar melhor. Hoje na África,algumas tribos ainda fazem uso de grandes lip plates.

Os símbolos utilizados por esse povo surgem basicamente a partir de três desenhos formados por figuras geométricas diferentes. São eles o Ypara Korá, o Ypara Jaxá e o Ypara Ixy.

Ainda assim, compõe penteados para noivas clássicas: em diversos formatos e materiais, a tiara é o que antigamente se chamava de grinalda.