Como se chama a primeira carteira de motorista?

Perguntado por: agalvao . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 8 votos

É o processo de emissão da Permissão para Dirigir (PPD), para que um motorista possa conduzir veículo automotor e elétrico dentro do território nacional. A PPD tem validade de 12 meses.

A categoria B é a da maioria dos motoristas de automóveis. Pelo texto, os habilitados na categoria B poderão conduzir veículo do tipo motorcasa ou veículo com reboque e similares desde que a soma do peso bruto seja de até 6.000 kg. Em todos os casos, é mantida a lotação máxima de oito pessoas mais o motorista.

Estamos falando de carteira provisória, que é a primeira permissão que todo motorista tem quando foi aprovado no exame prático para obter uma carteira de motorista.

Como solicitar a PPD
Após a emissão, o documento será entregue pelos Correios no endereço informado, em um prazo de até dez dias úteis. Caso não chegue nesse período, você pode ir à unidade do Detran da sua cidade e retirar a PPD com a apresentação do documento original com foto.

Depois de aprovado nos exames médicos, psicotécnico, de legislação e de rua, o recém-formado condutor recebe a Permissão para Dirigir Veículos Automotores (PPD). O documento tem validade de um ano e funciona como um período probatório.

Precisa pagar para pegar a CNH definitiva? Mesmo pagando por todo o processo de emissão da PPD, o motorista habilitado precisa desembolsar um segundo valor para emitir a CNH definitiva.

A lei não veta ao portador da PPD o direito de ir e vir em qualquer via regulamentada do Brasil. O motorista com a CNH provisória pode trafegar com seu veículo em qualquer rua, avenida, estrada, etc. Ele possui os mesmos direitos (e deveres) de um condutor devidamente habilitado.

A PPD é aceita em todo país e, desde que o indivíduo tenha esse documento em mãos, ele não terá problemas ao conduzir carros particulares.

Categoria de CNH tipo “A”
A carteira de motorista que habilita para a categoria “A” se refere apenas a veículos motorizados de duas ou três rodas com ou sem carro lateral. Por exemplo, motos, motonetas e triciclos.

As categorias A e B são as mais conhecidas: a primeira, permite dirigir veículos motorizados de 2 a três rodas, enquanto a B afirma que aquele motorista pode dirigir veículos com capacidades para até 8 pessoas, ou seja, carros de passeio.

A categoria A, categoria de moto de duas ou três rodas, segundo o projeto de lei, será dividida em três subcategorias: A1 para motos de até 300 cilindradas; A2 para motos de até 700 cilindradas; e A3 para todas as motos, independentemente da cilindrada.

Ela tem validade de um ano, e funciona como um estágio probatório pelo qual o condutor deve passar. Ao final dos 12 meses com a Provisória, o aluno que cumpriu as regras pode dar entrada na CNH definitiva. Lembrando que ambas garantem exatamente os mesmos direitos.

O CTB prevê, ainda, que são crimes de trânsito: Dirigir veículo automotor, em via pública, sem a devida Permissão para Dirigir ou Habilitação, gerando perigo de dano. As penas possíveis são detenção, de seis meses a um ano, ou multa.

O candidato que for encontrado conduzindo em desacordo com o disposto acima terá a LADV suspensa pelo prazo de 6 (seis) meses. Ou seja, o habilitando que for flagrado conduzindo (“treinado”), sem a presença do instrutor e sem portar a LADV, legalmente, terá como punição a suspensão pelo prazo de 6 (seis) meses.

Onde solicitar
Nas unidades de atendimento do Detran-PR e nas autoescolas.