Como se chama a pessoa que tem dois nomes?

Perguntado por: rmelo7 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

Os nomes compostos decorrem da junção de dois nomes num resultado harmonioso que combina a sonoridade agradável e, frequentemente, a intenção de homenagear alguém ou atender as preferências distintas do pai e da mãe.

Diferente dos Pseudônimos, pessoas homônimas são aquelas pessoas que possuem um nome idêntico a outra. E esta pequena coincidência, embora pareça divertida, dificulta demais a comunicação e a organização da sociedade.

Assim, de maneira simplificada, pessoas homônimas são aquelas que têm exatamente o mesmo nome, considerando o prenome e sobrenome. No Brasil, essa é uma situação bastante corriqueira, pois existem nomes extremamente comuns, como João e Maria, que se repetem em todas as localidades do país.

Boa Tarde, nada impende de usar parte do seu nome, com as ressalvas de assinaturas e quando for necessário preencher o nome completo. No caso de querer alterar o nome, seria o caso de uma ação de retificação de registro civil, mas nesse caso será necessário manter parte do sobrenome do pai e da mãe.

O nome é um elemento de individualização da pessoa na sociedade. Ele é um direito de personalidade, algo íntimo. O nome é uma etiqueta que carregaremos por toda a nossa vida. Todo mundo tem direito ao nome, que é composto de prenome e sobrenome.

Existem aqueles pais que fazem um combinado: o pai escolhe o nome do primeiro e a mãe o do segundo. Ou: se for menino, o pai escolhe, se for menina, a mãe define.

Os nomes neutros são aqueles que servem para meninos e meninas. Esse tipo de nome também é chamado de nome unissex, nome agênero, ou nome sem gênero.

Homônimos perfeitos: são as palavras com a mesma grafia e pronúncia, mas com significados diferentes. Exemplo: “verão” (verbo) e “verão” (substantivo) / “cedo” (verbo) e “cedo” (advérbio).

Que ou quem tem o mesmo nome que outrem ou que outra coisa. Confrontar: homófono, homógrafo. Grafia no Brasil: homônimo. Grafia no Brasil: homônimo.

O Código Civil regula que o nome deve ser distinto de qualquer outro já inscrito, sendo que deve ser acrescentada designação que a distinga de outros nomes semelhantes. Destaca-se que a denominação é a forma como a pessoa jurídica será identificada em seus atos, perante órgãos públicos e terceiros.

Grafia usada no Brasil. Nos restantes países da CPLP escreve-se homónimo.

Eloá quer dizer “Deus” e é um nome de origem hebraica. Com origem no latim, Estela significa “estrela”. Eva quer dizer “cheia de vida” e é um nome que deriva do hebraico.

Geoberto, Cesarini e Shakelle são alguns dos nomes mais raros encontrados no Brasil. Já os sobrenomes Viturino, Carolino e Calado estão entre os mais raros do país.

Etimologia (origem da palavra rainha). A palavra rainha deriva do latim “Regina”, soberana ou esposa do rei.