Como se chama a pessoa que tem dificuldade de aprender matemática?

Perguntado por: hfogaca . Última atualização: 24 de maio de 2023
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Dificuldade em matemática: quais problemas podem estar relacionados? Você sabia que existe um distúrbio de aprendizagem específico para a dificuldade em matemática? Ele é conhecido como discalculia, e afeta a capacidade da criança de entender números e conceitos numéricos ou fazer cálculos matemáticos.

A Discalculia é um transtorno de aprendizagem que geralmente se manifesta em crianças, pois estão em idade escolar. Elas têm dificuldade para pensar, refletir, avaliar ou raciocinar atividades relacionadas à matemática.

Crianças portadoras de discalculia são incapazes de identificar sinais matemáticos, montar operações, classificar números, entender princípios de medida, seguir sequências, compreender conceitos matemáticos, relacionar o valor de moedas entre outros.

Os principais transtornos de aprendizagem são a dislexia do desenvolvimento e a discalculia do desenvolvimento, sendo este segundo bem menos conhecido e estudado. A Discalculia é a dificuldade persistente, de origem neurobiológica, da aprendizagem da matemática.

As dificuldades de aprendizagem da Matemática estão presentes no cotidiano escolar, sobretudo em estudantes com transtornos associados ao processo de aprendizagem, como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Olá. Ter dificuldades em matérias de exatas é algo muito normal, assim como muitas pessoas apresentam dificuldades em matérias de humanas ou biológicas.

Para trabalhar o aluno com discalculia é importante que sejam realizadas algumas adaptações em sala de aula, como permitir o uso da calculadora; fornecer tempo extra para realizar atividades e dar suporte para superação dos desafios.

A discalculia é causada por anomalias funcionais em algumas estruturas cerebrais encarregadas de representar e processar informações numéricas.

O tratamento para discalculia requer a disposição de estratégias pedagógicas. Para isso, é importante identificar a área em que a criança tem mais facilidade e se sente mais confortável. Algumas recomendações devem ser levadas em conta.

Raciocínio (Planejamento e Velocidade de Processamento)
O processo de avaliação da Discalculia dura em média de 15 a 20 minutos e a pontuação geral emitida pelos testes é feito de maneira automática. Esta avaliação é indicada para adultos e crianças com idade maior que 6 anos.

ser considerada em distintos graus: Leve – reagem favoravelmente à intervenção psicopedagógica. Médio – configura o quadro da maioria dos alunos que apresentam dificuldades específicas em matemáticas. Limite – quando apresenta lesão neurológica, gerando algum déficit intelectual.

A discalculia costuma estar associada à dislexia porque frequentemente aparecem juntas. Alguns pesquisadores acreditam que o alto índice de coexistência de dislexia e discalculia é uma consequência de fatores compartilhados por ambas as condições, como o déficit na memória de trabalho.

A disgrafia deriva das palavras "dis" (desvio) + "grafia" (escrita) e consiste numa dificuldade no ato motor da escrita. A criança com disgrafia pode apresentar dificuldades no desenho ou no grafismo da letra ("má letra"). As crianças desde cedo demonstram a necessidade de se expressar através da escrita.

Existem três tipos de dislexia:

  1. Dislexia visual. Como o próprio nome diz, na dislexia visual, o indivíduo tem dificuldade em visualizar corretamente as palavras e reconhecer o lado correto das letras e números, o chamado espelhamento. ...
  2. Dislexia auditiva. ...
  3. Dislexia mista.

Baseado em estudos realizados por meio de pesquisa bibliográfica, constatou-se que a dislexia e a disgrafia são transtornos ou dificuldades que um indivíduo possui na leitura ou na escrita.

As crianças com dislexia apresentam afetadas as regiões que ligam áreas cerebrais da percepção e da produção da fala (dislalia). O cérebro funciona perfeitamente, entretanto, o desenvolvimento motor dos disléxicos ocorre de maneira diferenciada das outras crianças (CHASTY, 2002).