Como se chama a pessoa que sente prazer em sentir dor?

Perguntado por: acavalcante7 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Indivíduo que sente prazer sexual através da dor física, do sofrimento ou da humilhação de si próprio.

Quais são as causas do sadismo? Como acontece com os demais Transtornos Psicológicos, as causas do sadismo não são inteiramente conhecidas, embora sejam tributárias de muitas teorias. Uma delas considera que os indivíduos sádicos receberam pouco afeto e atenção dos pais e isso foi reforçado ao longo da vida.

O conceito de sadomasoquismo é dividido pela palavra sadismo, que é caracterizada por aquele que sente prazer em proporcionar dor, e pela palavra masoquismo, que é considerada aquele que sente prazer em sentir dor.

Esse gostar é causado por uma relação biológica. Quando o encéfalo detecta a dor, uma parte dele chamada hipófise, responsável por soltar substâncias na rede sanguínea, libera o hormônio endorfina, que alivia a dor para que ela se torne suportável o bastante para que o encéfalo possa traçar estratégias para pará-la.

O termo define indivíduos que sentem prazer em machucar ou magoar outras pessoas, mas o conceito ainda não é tão disseminado entre estudiosos, talvez por ser difícil de identificar com precisão médica.

Sadismo é a tendência de agir agressivamente e/ou humilhar os outros como meio de auto-aprimoramento. Pessoas com altos traços sádicos têm prazer em controlar os outros e exercer poder sobre eles.

Psicopatia: falta de empatia e autocontrole, combinadas com um comportamento impulsivo. Sadismo: desejo de causar dano mental ou físico a outra pessoa para seu próprio prazer ou para se beneficiar.

Os especialistas definem o sadismo como "uma tendência a se envolver em comportamentos cruéis, degradantes ou agressivos em busca de prazer ou dominação". Na linguagem comum, ser sádico é gostar de causar sofrimento aos outros.

(2011) uma pessoa com personalidade sádica humilha ou inflige intencionalmente alguém, com a finalidade de afirmar poder, experimentando prazer em testemunhar ou causar dor/sofrimento psicológico, físico ou emocional, sendo consensual ou não.

Caso a vida de alguém esteja sendo impactada negativamente, é possível se livrar desse tipo de maluco com serenidade e orientação especializada. Basta procurar um psiquiatra ou um terapeuta para que o profissional escolhido ajude esse alguém a encontrar uma saída.

Diferentemente do diálogo, mesmo do tipo encontrado em um filme infantil, uma risada sádica ou malévola deixa pouco espaço para ambiguidade, de modo que pode haver pouca dúvida quanto às motivações verdadeiras do vilão.

Personalidade sádica no sexo
O sadismo sexual é a forma mais conhecida por nós. Caracteriza-se por utilizar a agressividade, infringir dor ou humilhação no intuito de obter prazer sexual.

Sociopata é um termo que as pessoas usam, muitas vezes de forma arbitrária, para descrever alguém que aparentemente não tem consciência, é odioso ou digno de ódio. O termo psicopata é usado para designar um sociopata que é simplesmente mais perigoso, como um assassino em massa.

Existe o riso sardônico, um riso que denota ironia, zombaria, desprezo.

Sorriso aberto: (tipo gargalhadas sonoras) é típico de pessoas extrovertidas, amigas e leais. Sorriso verdadeiro: surge lentamente e provoca rugas nas pálpebras, demonstra sinceridade e confiança. Sorriso largo: próprio de pessoas abertas e generosas.

Esse tipo de pessoa pensa ser melhor do que todo mundo, mesmo que seja mentira. Além do mais, passam muito tempo encarando o espelho, ao invés de observar o mundo ao redor. O sociopata, em geral, não liga para o que os outros têm a dizer.

Os sociopatas têm dificuldade em estabelecer vínculos afetivos com outras pessoas, seja nos relacionamentos amorosos ou de amizade. Suas relações são, em maioria, superficiais ou baseadas no interesse, quando essas podem trazer algum benefício ou vantagem para ele próprio.

Acredita-se que a psicopatia seja uma condição inata. Seria originada de uma falha genética que prejudica o desenvolvimento de partes do cérebro relacionadas às emoções, controle de impulsos, empatia e moralidade. Essa hipótese tem base em diversos escaneamentos cerebrais conduzidos em diferentes partes do mundo.