Como se chama a pessoa que não sabe falar?

Perguntado por: erocha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 2 votos

A afasia é a perda parcial ou total da capacidade de expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita. É o resultado de danos às áreas do cérebro que controlam a linguagem. As pessoas podem ter dificuldade de ler, escrever, falar, compreender ou repetir a linguagem.

A dislalia é um distúrbio que acomete a fala, caracterizado pela dificuldade em articular as palavras. A pessoa portadora de dislalia, troca as palavras por outras similares na pronuncia, fala erroneamente as palavras, omitindo ou trocando as letras.

Dislalia – Tipos
Dislalia Funcional: Ocorre quando há substituição de uma letra por outra na hora da fala, acrescentando ou distorcendo o som da palavra. Dislalia Audiógena: Ocorre em casos de deficiência auditiva, onde a pessoa não consegue repetir o som.

Surdo é o termo correto para se referir à pessoa com perda total de audição. Não se deve utilizar a expressão surdo-mudo. Ao centro abaixo, em preto e branco, duas pessoas conversam em libras.

Pessoa muda é aquela que não faz uso do seu aparelho fonador (conjunto de órgãos e estruturas que produzem os sons de nossa fala) para fala ou qualquer outra manifestação vocal. O ponto é que a “mudez” não está relacionada com a “surdez”. São minoria os surdos que também são mudos.

É uma dificuldade em realizar voluntariamente os movimentos necessários à produção dos sons da fala ou seqüência de sons e sílabas, devido alteração no planejamento e ou programação dos parâmetros de movimentos necessários à fala.

Os problemas da fala são caracterizados por qualquer alteração que impeça ou dificulte a produção de sons que formam as palavras, os chamados fonemas. As alterações mais simples da fala e mais frequentes estão relacionadas às trocas, omissões e distorções dos sons.

A apraxia da fala (AFI) é um distúrbio neurológico que afeta a condição motora da fala, criando dificuldades na pronúncia de palavras, sílabas e sons. É como se existisse um envio errado das informações para o cérebro organizar e executar as ações da boca, criando uma desordem na comunicação funcional.

A disartria é a perda da capacidade de articular as palavras de forma normal. É uma condição neurológica que causa uma alteração na pronúncia ou articulação da fala.

O que é Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL)?
Como dito no início, o TDL é um transtorno que faz com que muitas crianças apresentem dificuldades para desenvolver a fala. Nos pais e até mesmo nos profissionais, pelo menos a princípio, há uma estranheza pelo fato da criança não conseguir falar.

A disgrafia é um transtorno de aprendizagem apresentado tanto em crianças quanto em adultos (ainda que seja mais comum diagnosticá-la no período da infância). A característica mais evidente desse distúrbio é a caligrafia ilegível, isto é, uma escrita de difícil compreensão.

As crianças com dislexia apresentam afetadas as regiões que ligam áreas cerebrais da percepção e da produção da fala (dislalia). O cérebro funciona perfeitamente, entretanto, o desenvolvimento motor dos disléxicos ocorre de maneira diferenciada das outras crianças (CHASTY, 2002).

Alguns distúrbios podem acometer a pessoa com TDAH, tais como Dislalia, Dislexia, e ou Distorgrafia, como comorbidade. Estes transtornos irão prejudicar seu desempenho na aquisição da leitura e escrita, ressaltamos que além do acompanhamento psicopedagógico, é necessário um tratamento com o fonoaudiólogo também.

A dislalia é comum de ser percebida quando a criança está começando a aprender a falar, podendo ser observada a dificuldade em pronunciar algumas palavras corretamente, a troca de alguns sons por outros devido à troca de uma consoante na palavra, ou por meio da adição de uma letra na palavra, alterando a sua fonética.

Apesar da expressão surdo-mudo ser equivocada, existem casos em que a pessoa com deficiência auditiva também sofre com mudez. O estudo que citamos acima comprovou que existe uma relação neural entre a audição e a fala. Além disso, existem outras situações em que um surdo também é mudo.

A maioria dos surdos têm as cordas vocais em perfeito funcionamento, portanto, são minorias os surdos que também são mudos. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar. Alguns surdos falam, são os surdos oralizados, que desenvolveram a fala através de um trabalho com fonoaudiologia.

mudinho ou surdinho
Mas, não deve ser usado como uma forma aceitável para se referir a pessoas com deficiência auditiva de modo geral.

Apesar de poder ser percebido ainda na infância, o Mutismo Seletivo pode se estender pela adolescência e pela vida adulta sem ser de fato diagnosticado. Opções de tratamento existem e podem ser muito efetivos, principalmente quando abrangem acompanhamento profissional multidisciplinar e o apoio da família.