Como se chama a pessoa que não gosta de pobre?

Perguntado por: ufurtado . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Aporofobia é um termo criado pela escritora e filósofa espanhola Adela Cortina para designar a aversão aos pobres e suas implicações na democracia.

A aporofobia foi um termo criado pela filósofa espanhola Adela Cortina para descrever a rejeição ao pobre decorrente da marginalização dessa classe social. A palavra é derivada do grego “poros” (sem recursos ou pobres) e fobias (medo).

A crematofobia é uma das mais intrigantes fobias existentes. Para boa parte das pessoas, é difícil acreditar que a aversão ao dinheiro é um problema real.

O termo criado pela filósofa espanhola Adela Cortina traduz uma patologia social que se manifesta na aversão a alguém que é percebido como diferente. Em grego, a palavra á-poros significa “sem recursos”, portanto, o termo significa “rejeição ou aversão aos pobres”.

Como combater a aporofobia
A denúncia de construções ou instalações feitas para afastar pessoas de baixa renda dos locais é o primeiro passo para combater a aporofobia. Fotos e vídeos deste tipo de arquitetura hostil podem ser enviados à prefeitura ou a outra autoridade municipal, para ser retirado ou desfeito.

1 miserável, indigente, carente, necessitado, desprovido, desabastecido, falto, privado, despossuído, desvalido. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Mendigo ou pedinte: 2 mendigo, pedinte, mendicante, esmoleiro, esmolador, esmoler, pedidor.

Do ponto de vista filosófico, o conceito de pobreza pode ser pensado à luz da ideia de justiça – existe pobreza quando consideramos uma determinada situação social absolutamente inaceitável e injusta.

As causa da fobia normalmente são desconhecidas, mas estudos comprovam que algumas estão relacionadas com: fatores genéticos ou histórico familiar; experiências que podem ser traumáticas (histórico de vida do paciente).

A aporofobia ameaça a democracia porque viola a igual dignidade de todas as pessoas, exclui os pobres, os que parecem não ter o que trocar. É radicalmente excludente, quando a democracia deveria ser inclusiva.

O termo aporofobia, constantemente usado pelo religioso, se refere a medo, rejeição, hostilidade e aversão às pessoas pobres e à pobreza.

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Optofobia: medo de abrir os olhos
Quem sofre desta aversão, tende a preferir ficar em casa, porque sair à rua e manter os olhos fechados parece-nos tarefa impossível.

De origem grega, á-poros (pobres) e fobos (medo), a aporofobia se refere ao medo e à rejeição aos pobres.

Palavra diferente, mas com um significado que todos conhecem, e se divide em duas: fobia que é um medo repulsa de outra pessoa que é conhecida como diferente, já a palavra á-poros significa sem recursos, indigente, pobre, ou seja, aporofobia é a repulsa, rejeição as pessoas pobres, sem recursos, medo de pobre.