Como se chama a pessoa que não gosta de interagir com outras pessoas?

Perguntado por: lteles . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

Fobia social, ou antropofobia, se trata de um distúrbio psicológico onde uma pessoa sente medo de estar entre outras pessoas. Esse medo se manifesta de maneira irracional, sem justificativa e de forma extrema.

A dificuldade de gostar das pessoas - Fobia Social
A fobia social, também conhecida como transtorno de ansiedade social, é um problema de saúde mental caracterizado pelo medo irracional e persistente de situações sociais ou de desempenho em que a pessoa teme ser avaliada negativamente por outras pessoas.

O desânimo e a falta de motivação fazem com que as pessoas sintam que é muito difícil se relacionar com as demais, que é muito difícil trabalhar ou realizar tarefas da rotina diária. Nesse sentido, se o seu estado de ânimo e seu nível de motivação pessoal são baixos, é normal que você se sinta esgotado.

Portanto, uma pessoa com fobia social vai desviar-se ao máximo de interagir com pessoas que não conhece ou ficar calado mesmo em situações com seus amigos quando uma nova pessoa está por perto. Ela jamais tomará a iniciativa em uma conversa e evitará ao máximo o contato visual.

Introvertidos gostam muito de analisar pessoas, situações e seus próprios pensamentos e atitudes. Quando algo não sai como o esperado, costumam ser duros demais e exageram na autocrítica. Se a sua conversa não deu certo, não significa que vai ser sempre assim ou que o problema é com você.

A ausência de contatos sociais caracteriza o isolamento social. Existem mecanismo que reforçam o isolamento são eles; as atitudes de ordem social(preconceito) e as atitudes de ordem individual(timidez).

Para quem já sofre de depressão ou outras doenças, o isolamento social pode causar o agravamento da situação. Em casos extremamente graves, a depressão e outras doenças psiquiátricas, como o transtorno de ansiedade, podem levar ao suicídio. O isolamento social pode desencadear ou agravar doenças psiquiátricas.

Enoclofobia refere-se ao medo de multidões. Mas, nem todo mundo que se sente desconfortável no meio da multidão vive com enoclofobia. Em vez disso, essa fobia envolve pensamentos e comportamentos irracionais excessivos em relação ao perigo real em uma situação.

Quem sofre com a fobia social sente uma grande insegurança e é acometido por crises de ansiedade sempre que precisa ter contato com pessoas, até mesmo da própria família. Sente medo de ser julgado, ridicularizado, humilhado, enfim, ser atacado pelos outros.

A fobia social é um distúrbio no qual as pessoas evitam situações sociais de forma tão intensa que comprometem a qualidade de vida. Elas acreditam que são avaliadas a todo instante e, por isso, não conseguem se aproximar de outras pessoas. Os tipos de fobia social podem ser variados.

Uma pessoa que não tem vontade de falar com ninguém, especialmente se está se sentindo assim há algum tempo, certamente está passando por um momento ruim e seu estado de ânimo está perdido. Se esse for seu caso, tente encontrar maneiras de melhorar seu estado de ânimo e se sentir melhor consigo mesmo.

Quadros de estresse, depressão, ansiedade e até mesmo algumas doenças podem engatilhar sentimentos de insatisfação com a vida. Falta de interesse em socialização e a sensação de que as coisas não valem mais a pena também são indícios de alterações psiquiátricas.

Existem diversos fatores que podem fazer com que isso aconteça. Em alguns casos, a timidez pode fazer com que não tenhamos um contato social satisfatório. Assim, não nos sentimos à vontade para falar sobre nós mesmos, expor nossos medos e anseios ou até mesmo contar sobre alguns acontecimentos de nossa vida.

Pessoas tímidas têm receio de errar, de serem julgadas por pessoas próximas ou desconhecidas e de se sentirem rejeitadas. Para quem tem fobia social, essas sensações se transformam em aversão e pavor, que tomam conta de todo o organismo. O resultado é a manifestação de sintomas de ordem física e psicológica.