Como se chama a pessoa que inventa doença?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

A síndrome de Munchaüsen, também conhecida como transtorno factício, é um transtorno psicológico em que a pessoa simula sintomas ou força o aparecimento de doenças. Pessoas com esse tipo de síndrome inventam repetidamente doenças e frequentemente vão de hospital em hospital em busca de tratamento.

O transtorno de personalidade borderline é caracterizado por um padrão generalizado de instabilidade e hipersensibilidade nos relacionamentos interpessoais, instabilidade na autoimagem, flutuações extremas de humor e impulsividade. O diagnóstico é por critérios clínicos. O tratamento é com psicoterapia e fármacos.

“Alguns referenciam esse quadro como a pseudolalia, quando o indivíduo mente compulsivamente. Geralmente, o indivíduo nessa condição de pseudolalia, mente sem um objetivo específico, mente por mentir.

Também conhecido como transtorno de devaneio, o devaneio excessivo descreve uma condição em que uma pessoa experimenta com regularidade devaneios tão intensos onde, de fato, o indivíduo pode deixar de realizar suas tarefas do dia a dia para sonhar acordado.

Mas o que é Hipocondria? Trata-se de uma patologia na qual a pessoa acredita que possui uma doença, geralmente séria, mesmo sem nenhuma evidência médica. O hipocondríaco tem o costume de procurar médicos e fazer exames rotineiramente, além de possuir um medo excessivo da morte.

A pessoa com Hipocondria é aquela que, em algum momento da vida, começa a desenvolver uma preocupação excessiva com a saúde. Geralmente, ela acredita que qualquer coisa que esteja acontecendo no corpo dela — desde dores musculares até a coloração um pouco mais amarela da urina — é, na verdade, uma doença muito grave.

Os hipocondríacos podem ter um tipo de dor causada por fatores psicológicos, ansiedade ou ataque de pânico e também é muito comum o comportamento compulsivo, medo de contrair uma doença, palpitações, repetição incessante de pensamentos ou sensação de formigamento.

Sim, é normal. É gostoso fantasiar, mas cuidado: a fantasia leva a pessoa a se alienar da realidade. Mas se isso acontece com frequência é importante entender o motivo de estar acontecendo. Sugiro sessões de psicoterapia.

O devaneio excessivo é uma condição caracterizada por um devaneio, uma fantasia que serve como uma distração da vida real, um sonhar acordado. Segundo os psicólogos, muitas vezes são os eventos da vida real que desencadeiam o devaneio excessivo.

O transtorno factício é fingir ter ou produzir sintomas físicos ou psicológicos sem um motivo externo aparente. A causa é desconhecida, mas estresse e um transtorno de personalidade grave podem contribuir.

Quem tem borderline é manipulador ou mente muito? Por conta do comportamento mais agressivo e a instabilidade emocional dos pacientes borderlines, é comum que muitas pessoas o vejam como manipuladores ou calculistas, mas essa não é uma verdade.

O transtorno da personalidade esquizoide é caracterizado por um padrão generalizado de distanciamento e desinteresse geral pelos relacionamentos sociais e uma gama limitada de emoções nas relações interpessoais. O diagnóstico é por critérios clínicos. O tratamento é com terapia cognitivo-comportamental.

Transtorno de Personalidade Emocionalmente Instável (Borderline) A instabilidade das emoções é o traço mais marcante deste transtorno. A pessoa borderline costuma ter variações rápidas e intensas no estado de humor de um momento para outro, sem um motivo aparente.

O mitômano, ou mentiroso crônico, como é chamado o paciente com essa patologia, faz isso sem mesmo perceber. A mentira é algo tão compulsivo para esse indivíduo que interfere até mesmo a sua capacidade de julgar racionalmente uma situação, seja nos seus relacionamentos, seja na sua vida em sociedade.

Sintomas da mitomania
As mentiras e manifestações fantasiosas aparecem de maneira crônica, então ficar atento às repetições e aos padrões de fala da pessoa é importante. Na maioria das histórias a pessoa acaba se colocando como personagem principal e como se os outros acontecimentos girassem ao redor dela.

Faça um diário de fantasias.
Anotar as fantasias e devaneios pode ajudá-lo a descobrir o motivo da existência deles. Além disso, o ato de escrever ajuda a sair do mundo irreal, criando um canal para extravasar a criatividade. Mergulhe o máximo possível nos detalhes.

É normal ter pensamentos catastróficos de vez em quando, mas ficar ruminando-os com muita frequência não é, por isso não os alimente, você já percebeu que não vale a pena. Se a situação persistir procure ajuda psicológica.

Antes de dormir tudo é possível e palpável. Ao acordar, a realidade faz questão de comprovar que aquelas reflexões da noite anterior não passam de devaneios. São pensamentos tão prazerosos que o ser humano acaba se deixando levar pela imaginação. É praticamente um sonho acordado.

O hipocondríaco tem um medo infundado de ter uma doença grave e mortal, com base na interpretação errónea de funções normais do organismo.

Normalmente a causa da síndrome de Munchaüsen é a necessidade de atenção e simpatia da equipe médica – enfermeiros e médicos. Para alguns especialistas, as causas vão além da necessidade de atenção, ela pode estar relacionada com o prazer em enganar indivíduos considerados mais importantes e poderosos.

Custa a acreditar no médico quando ele afirma que você não tem nenhuma doença? Tem a sensação de que as pessoas não levam a sério a sua doença? Tem convicção de que a sua preocupação com saúde é maior que a dos amigos? Acredita que há algo no seu corpo que está funcionando mal?

Continuar lendo Quem inventa mentira?