Como se chama a pessoa que faz MBA?

Perguntado por: exisco . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

Todas as pessoas que se formam em uma especialização pós lato sensu recebem um certificado de conclusão ao final do curso. Sendo assim, quem faz MBA não recebe um título específico, mas pode ser chamado de especialista, sendo pós-graduado na área escolhida.

Se você procura uma especialização em alguma área específica da sua profissão ou busca um conhecimento novo em outro segmento, a pós pode ser a melhor escolha. Por outro lado, se pretende alcançar um cargo de gestão, o MBA é a alternativa mais adequada.

Falando sobre a diferença entre as duas modalidades, esses cursos têm práticas distintas e são voltados para públicos diferentes. Como visto, o MBA é destinado a pessoas que atuam na área de negócios, enquanto a especialização é direcionada para qualquer profissional que queira aperfeiçoar os seus conhecimentos.

Desde que você já atue na área há algum tempo e deseje subir ainda mais na carreira, um MBA pode ser interessante para agregar mais valor ao seu currículo, além de reforçar as qualidades profissionais de quem já está em um cargo alto.

Vamos lá? Ao começar as aulas da pós-graduação, o estudante poderá ser chamado de pós-graduando. Mas, ao finalizar o curso, que poderá ter duração de 1 a 2 anos, o aluno terá o título de pós-graduado ou especialista.

O significado da sigla MBA – Master in Business Administration representa um curso de pós-graduação lato sensu, voltado à atuação prática profissional.

Grande parte das instituições brasileiras só aceitam estudantes para os programas de doutorado quando eles já passaram pelo mestrado. Caso o projeto de pesquisa e o currículo acadêmico do candidato se destaquem, a universidade pode aceitar o doutorado antes do mestrado.

No Brasil, alguns cursos de MBA são regulamentados e reconhecidos como mestrados profissionais pelo MEC, mas são minoria. Em grande parte, diz Souto, trata-se apenas de um “nome bonito” para uma especialização lato sensu, e não um programa stricto sensu, como mestrado e doutorado.

Depois de concluir um MBA também pode ser a hora de se formar em uma área específica da atuação profissional com uma especialização. Esses cursos têm duração de, no máximo, dois anos. Por isso, podem ser boas opções para quem busca uma rápida formação, sendo possível completar um curso em apenas seis meses.

O MBA executivo é o curso de gestão voltado para profissionais com mais experiência executiva que ocupam cargos executivos.

Lato sensu significa “sentido amplo”. Ou seja, são os cursos de pós-graduação que ampliam os conhecimentos adquiridos durante a graduação. Geralmente, esses conhecimentos se aproximam mais do mercado de trabalho. Já o termo stricto sensu significa “sentido estrito”.

O TCC também é um quesito opcional no MBA, mas as instituições podem exigir a realização de algum tipo de projeto ou monografia.

MBA, com a pronúncia “ême-bi-ei”, é a sigla em inglês para a categoria de pós-graduação “Master Business Administration”.

De acordo com um levantamento realizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), menos de 1% dos brasileiros cursaram algum tipo de MBA ou Pós-graduação.

Continuar lendo Quando se faz MBA?