Como se chama a pessoa que faz catequese?

Perguntado por: afigueiredo . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.6 / 5 3 votos

substantivo masculino e feminino Pessoa que faz catequese; pessoa que ensina o catecismo.

Catequizar significa instruir ou doutrinar em matéria social ou religiosa.

O catequista de crisma tem uma linda missão: ajudar o jovem a “redesenhar sua vida”, a assumir e acolher o projeto de Jesus e a viver “ligado” à comunidade cristã.

Quem pode ser catequista
-Que tenha vivência pessoal e comunitária da fé (cf. CR 150); -Que esteja disposto a trabalhar em grupo e em comunidade (cf.

A catequese é o período de contínuo e permanente aprendizado do mistério cristão. E chamamos de Evangelização Fundamental a etapa do processo catequético voltada para crianças de 8 a 13 anos.

Geralmente, o convite vem do próprio pároco. Mas é possível também se candidatar para a função, que recentemente se tornou ministério (leia mais abaixo). De maneira geral o catequista (ou a catequista) deve ter recebido os sacramentos do Batismo, da Eucaristia e da Confirmação.

O catequista é um evangelizador, é um missionário, levando as pessoas a um encontro com o Cristo e aprofundando a vida cristã com todas as consequências do crer.

O processo de preparação para o sacramento da crisma deve ser um aperitivo do que é ser cristão. A celebração da crisma é ponto de partida e não de chegada”. A Catequese está a serviço do crescimento da vida de fé e não do dia da Crisma.

O Catecumenato é, no Cristianismo, o período de formação do fiel em preparação para o batismo. Atualmente, o termo tem sido utilizado também na Igreja Católica para designar uma forma de catequese contínua, que não se encerra com o recebimento de cada sacramento, mas perpassa todo o processo de iniciação cristã.

O catecúmeno é instruído na doutrina da fé para que ele possa dar as razões da própria fé. O catecumenato é o tempo próprio para a catequese doutrinal que se realiza na explicação aprofundada do Símbolo Apostólico, dos mandamentos da Lei de Deus, do Pai-nosso e dos sete sacramentos.

adj. e s. f. Feminino de catequizando; pessoa que recebe catequese, pessoa que está sendo catequizada.

No artigo, você vai entender se é possível casar sem ter o Sacramento da Crisma. Pode, mas não deveria. Para que se realize o Sacramento do Matrimônio, o Código de Direito Canônico exige que a pessoa tenha o Sacramento do Batismo, que os dois se amem e que não tenham nenhum impedimento.

Juntamente com Batismo e a Eucaristia por exemplo, são considerados pela Igreja Católica como sendo os "sacramentos da iniciação cristã". A imposição das mãos é reconhecida pela tradição católica como a origem do sacramento da Confirmação [ 3] . A palavra Crisma vem do grego "chrisma", que significa óleo.

14 anos

Tal como o Baptismo, de que é a consumação, a Confirmação é dada uma só vez. A idade mínima escolhida pela Conferência Episcopal Portuguesa para receber o Sacramento do Crisma (ou Confirmação) é: 14 anos.

O chamado a ser catequista não é algo pessoal, mas obra divina, graça. A missão do catequista está na raiz da palavra 'catequese', que vem do grego 'katechein' e quer dizer 'fazer eco. Catequista é aquele/la que se coloca a serviço da palavra, que se faz instrumento para que a palavra ecoe.

Ele precisa, sim, de um itinerário formativo, que deve ser oferecido primeiramente pela Paróquia. A comunidade paroquial tem como missão oferecer uma formação básica para aqueles que desejam ser catequistas, para aqueles que se sentem vocacionados a assumir essa missão.

Só após a catequese o indivíduo está preparado para fazer a primeira comunhão, que é geralmente feita com 7 anos de idade, o que não impede que outras pessoas se convertam ao catolicismo e façam depois.

No caso de jovens e adultos que não tiveram a chance de receber os sacramentos do Batismo e da Primeira Eucaristia ainda durante a infância, é oportuno e permitida a preparação por meio da catequese.