Como se chama a pessoa que distorce as coisas?

Perguntado por: amoreiras8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Manipuladores são pessoas que não suportam a ideia de ter qualquer falha em evidência. Por essa razão, também são pessoas que assumem poucas responsabilidades na vida, já que acreditam que o outro deve se submeter a ele, mas ele jamais deve se submeter ao outro.

Obrigado.

  1. Ele é narcisista, mas discreto. “Um manipulador é antes de mais nada alguém egocêntrico. ...
  2. Ele analisa bem a pessoa a quem quer manipular. ...
  3. O seu envolvimento emocional é em boa medida fictício. ...
  4. Ele se aproveita de um discurso vitimista. ...
  5. Ele usa e abusa da triangulação. ...
  6. Ele faz o outro se sentir culpado.

Gaslighting é um tipo de violência psicológica que pode trazer uma série de prejuízos para quem o presencia. Em outras palavras, o conceito de gaslighting se refere a uma manipulação na qual a pessoa persuadida é posta em uma posição de aparente inferioridade.

As pessoas egocêntricas têm a necessidade de controlar os outros a todo momento para que eles se encaixem nas narrativas idealizadas em suas cabeças. Elas tentam fazer com que os outros ajam de acordo com suas ideias e expressem a sua admiração incondicional a elas.

O mitômano tem uma capacidade enorme de inventar histórias de forma detalhada, onde a minúcia é tão grande que ele mesmo se perde na fantasia e pode não conseguir mais separar o que é inventado e o que é verdadeiro.

Os manipuladores emocionais dizem o que você quer ouvir, mas as suas ações são outra história. Eles sempre dizem que vão dizer que te apoiam, mas, quando chega a hora da mão na massa, fingem que todos os seus pedidos não são sensatos. Os manipuladores emocionais usam o sentimento de culpa em seus interesses.

Caracterizada por mudanças repentinas e intensas de sentimentos, além de comportamentos instáveis, o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) é uma doença mental grave caracterizada por extrema instabilidade de humor, afetos, autoestima, relacionamentos e comportamento.

Se há algo que os manipuladores detestam, é a comunicação direta. Sabe aquela coisa de jamais chamar o outro de cachorro, mas sempre oferecer um osso como recompensa? Então, a regra geral é que eles adoram usar o sarcasmo para ridicularizar ou minimizar pensamentos, sentimentos e ações.

Dificuldade em lidar com a rejeição: Quando as táticas manipuladoras de um indivíduo não têm sucesso, eles podem ter dificuldade em lidar com a rejeição. Isso pode ser um ponto fraco, pois eles podem ficar frustrados, irritados ou desmotivados ao enfrentar resistência ou limites.

8 dicas para lidar com o mentiroso

  1. 1 – Ouvir na essência. ...
  2. 2 – Suspenda o julgamento. ...
  3. 3 – Expresse a quebra de confiança. ...
  4. 4 – Proponha ajuda. ...
  5. 5 – Cheque os fatos. ...
  6. 6 – Resguarde-se. ...
  7. 7 – Dialogue. ...
  8. 8 – Apresente-lhes o Coaching.

Manipulação psicológica pode ser definida como o exercício de influência indevida através da distorção mental e exploração emocional, com a intenção de tomar o poder, controle, benefícios e privilégios às custas da vítima.

Por isso, é preciso estar bem preparado emocionalmente para lidar com pessoas manipuladoras assim, embora a maioria não tenha suporte para lidar com isso. Inclusive, em alguns casos, é necessário buscar ajuda psicológica para aprender a se defender desses predadores emocionais.

O manterrupting é a interrupção desnecessária, enquanto o mansplaining (neologismo de "homem" e "explicação") ocorre quando o homem tenta explicar o óbvio para as mulheres considerando que elas não sabem o que estão dizendo. A explicação pode ocorrer até mesmo quando o assunto já é de domínio dela.

Termo em inglês, o significado de gaslighting, ao pé da letra, significa “distorcer” e diz respeito ao ato de manipular e desacreditar alguém, assim como mentir e omitir fatos, de forma que a pessoa se privilegie dessa posição e possa usar isso contra o parceiro.

Gaslighting é uma forma de violência psicológica nos relacionamentos afetivos. Sorrateiramente, o parceiro abusivo fere o emocional da vítima através de manipulações e mentiras para se engrandecer ou se safar de situações desfavoráveis para ele.