Como se chama a pessoa que acha que tem todas as doenças?

Perguntado por: smonteiro . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

A pessoa com Hipocondria é aquela que, em algum momento da vida, começa a desenvolver uma preocupação excessiva com a saúde. Geralmente, ela acredita que qualquer coisa que esteja acontecendo no corpo dela — desde dores musculares até a coloração um pouco mais amarela da urina — é, na verdade, uma doença muito grave.

Ou seja, o paciente considera que sintomas normais do corpo - como cansaço, cefaleia ou dores musculares - significam problemas de saúde de muito maior gravidade. Mas a hipocondria também pode se manifestar em quem não sente nada.

6 melhores maneiras de lidar com um paciente hipocondríaco

  1. Não solicite exames desnecessários. ...
  2. Agende consultas regulares. ...
  3. Não diagnosticar descartando. ...
  4. Documente a presença de ansiedade de doença. ...
  5. Discuta os medos do paciente. ...
  6. Aborde os sintomas que desafiam o diagnóstico.

O medo de contrair uma doença específica no futuro. Em geral, a pessoa pensa em uma doença específica. A partir dele, a pessoa pode desenvolver outros sintomas, como ficar sempre tensa, angustiada e apresentar sintomas físicos, como taquicardia e falta de ar quando pensa no risco de ter a doença.

Na hipocondria, o paciente não finge nem mente. Ele acredita totalmente na doença e por isso recorre a muitos médicos, na busca de um que confirme a presença da sua patologia. Em alguns casos, o órgão ou sistema que são fonte de preocupação podem variar ao longo do tempo.

ansiedade ou angústia por causa de seu estado de saúde; necessidade constante de falar ou pesquisar sobre a doença que acredita ter; checar constantemente sinais vitais; evitar obsessivamente ambientes ou situações que podem trazer riscos à saúde ou de contrair uma doença grave.

Como lidar com o medo de ficar doente?

  1. Visite um psicólogo. Procura terapia online ou presencial? ...
  2. Foque na prevenção. Ter um estilo de vida saudável é a maneira mais adequada de prevenir doenças, sejam graves ou não. ...
  3. Encontre o equilíbrio entre a emoção e a lógica. ...
  4. Gerencia os níveis de estresse.

E o que causa a hipocondria? Muitas são as causas que fazem com que a pessoa desenvolva esta patologia. As principais delas são: perda na infância, histórico de doenças graves na família e pais pouco afetivos.

Nesses casos, é aconselhável buscar a ajuda de um psiquiatra ou psicólogo.

A hipocondria foi considerada por Freud uma neurose atual e a angústia a ela articulada opera como a contrapartida afetiva do encontro com o desamparo gerado pelo desfacelamento da imagem corporal.

O antidepressivo fluoxetina pode ajudar a amenizar a hipocondria, e o acréscimo da terapia cognitivo-comportamental (TCC) proporciona um pequeno benefício cumulativo, segundo os resultados de um ensaio clínico randomizado e controlado.

Uma das causas mais comuns para o medo constante é o transtorno de ansiedade. Esse distúrbio afeta cerca de 9,3% da população brasileira de acordo com a Organização Mundial da Saúde — OMS. Novamente, esse é um sentimento inerente ao ser humano, mas que, em determinados casos, acaba extrapolando o limite saudável.

O que a ansiedade pode causar no corpo? Os efeitos da ansiedade não são sentidos somente a um nível emocional. O funcionamento do corpo também é impactado por esse sentimento. Você já deve ter percebido certo desconforto físico em momentos de apreensão, como coração acelerado, náusea e tremores nas mãos e pernas.

O termo afefobia representa aqueles que sentem uma forte angústia com sintomas de taquicardia, sudorese, sensação de punhalada no peito, náusea e tremores quando tocados. Estes sintomas podem variar de pessoa para pessoa, sendo que algumas podem senti-los até em contatos/toques sociais: como um simples aperto de mão.

Causas da monofobia
O medo de ficar sozinho em público, por exemplo, pode estar ligado a condições como a fobia social ou agorafobia (o medo de espaços abertos ou de estar entre muitas pessoas). A monofobia pode ser desencadeada por sentimentos de solidão e problemas de autorregulação afetiva.

Você se sente ansioso, pensa que está incomunicável, pode começar a suar, ter taquicardia, e até sentir tremores. Essas sensações, juntas ou isoladas, são mais comuns do que a gente imagina. E a esse medo de ficar incomunicável pela falta do celular, e todas as sensações que ele causa, se dá o nome de nomofobia.

O que é uma doença psicossomática? As doenças psicossomáticas são causadas por problemas emocionais do indivíduo e representam a ligação direta entre a saúde emocional e a física. Ou seja, quando o sofrimento psicológico, de alguma forma, acaba causando ou agravando uma doença física.

Depressão, ansiedade ou outros transtornos
Isto influi diretamente no organismo, deixando o corpo vulnerável e em uma espécie de sobrecarga, facilitando o surgimento de doenças psicossomáticas. A ansiedade e a depressão são dois dos transtornos mais comuns e que podem gerar esse efeito.

A Cibercondria é vista também como a “tendência de o usuário acreditar que tem todas as doenças sobre as quais leu na internet2. O termo cibercondria surgiu em 2000 e refere-se a “ansiedade induzida como resultante de buscas on-line relacionadas à saúde”3.

Quando o presente não é respeitado, a vida se torna circular. Isso pode gerar depressão, síndrome do pânico, crise de ansiedade. Parece que o futuro não serve, só o passado — explica Borba: — É preciso olhar o lado bom e o ruim para ver o que se pode fazer para recuperar aquilo que sente falta.

5 dicas para dominar o medo e a ansiedade

  1. Pergunte a si mesmo: “Qual a pior coisa que pode acontecer?” ...
  2. Enxergue tudo de forma objetiva. ...
  3. Gere soluções potenciais para o problema. ...
  4. Lembre-se da lei das probabilidades.