Como se chama a pena do índio?

Perguntado por: npacheco . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

De uso apenas para ocasiões especiais, o cocar se tornou um dos ornamentos tradicionais que possui grande simbologia na cultura indígena. É conquistado por meio de atos de coragem na batalha: as penas significavam os próprios atos.

O cocar é um símbolo de nobreza para os índios, ultrapassa limites do estético e imprime em suas penas e sementes a ordenação da aldeia, o significado da vida, a importância do ser. Sua forma em arco gira entre o presente e passado, e se projeta para o futuro.

O cocar representa, segundo o Pajé Nato Tupinambá, “a força sagrada de um guerreiro, a força sagrada de um pajé... que tu foste enviado com uma missão”. Por isso, ele é utilizado por lideranças da aldeia: caciques – líderes políticos –, pajés – líderes espirituais – e também por qualquer outro membro da aldeia.

Os índios não tem pelos no corpo porque fazem parte da etnia dos mongoloides, ao qual uma das principais características é a falta de pelos. Os índios brasileiros herdaram apenas esta característica dos antecedentes, os asiáticos, que também possuem pouco pelos pelo corpo.

Os índios têm consciência de que não adianta usar arco e flecha contra pessoas. Nas terras indígenas, utilizam armas de fogo para se proteger.

O cocar é feito artesanalmente com penas de araras, papagaios e outros pássaros nativos. Mas também podem ser feitos com aves “de chão”, como galinhas e emas. Tendo como sinal de autoridade, o cocar do cacique deve ser feito com as penas apontadas para cima.

Ingredientes naturais para os cabelos
“A gente usa muitas coisas naturais no cabelo, como os óleos naturais de copaíba ou de mamona, principalmente, e o urucum. Também usamos os óleos no corpo. Além do óleo de copaíba, também gostamos muito de usar o de coco.

Os índios utilizam adornos corporais e pinturas com materiais extraídos da natureza, como a tintura de urucum, os colares de peças naturais, e os botoques e adornos feitos com base na arte plumária (que utiliza plumas e penas de aves).

Etnia Fulni-ô reconhece o cocar como forma de conexão
Para os indígenas da etnia Fulni-ô, do estado de Pernambuco, o cocar é a conexão do guerreiro com o grande espírito e deve ser utilizado somente pelos homens.

Um cocar é o adorno usado por muitas etnias indígenas americanas na região da cabeça. Sua função variava de etnia pra etnia, podendo servir de adorno a símbolo de status ou classe na etnia. Geralmente, é confeccionado de penas presas a uma tira de couro ou de outro material.

O cocar é um artefato ritual, confeccionado artesanalmente pelos homens da aldeia e usado em cerimônias de diversas etnias.

cocares | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

O que é o cocar indígena brasileiro e qual seu significado? Para os Fulni-ô, o significado do cocar é a conexão do guerreiro com o grande espírito. Ele é utilizado somente pelos homens. O cocar pessoal não é normalmente vendido, mas podem se transformar em um presente, para alguém querido.

Ásia