Como se chama a parte inferior da perna?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

A coxa está localizada abaixo do quadril e estende-se até a articulação do joelho. Após o joelho, encontra-se a perna que vai até à articulação do tornozelo.

A tíbia e fíbula são os ossos da perna, que formam a parte do corpo popularmente conhecida como “canela”.

Tíbia

Tíbia e fíbula
A tíbia, popularmente conhecida como 'osso da canela', é o maior e mais medial dos dois. Você pode palpar a borda anterior quando cursa seu dedo inferiormente no aspeto anterior de sua perna.

No uso comum, a perna humana é o membro inferior do corpo humano, desde o quadril até o tornozelo, incluindo a coxa, os joelhos e as panturrilhas. O maior osso do corpo humano, o fêmur, está localizado na perna.

Membros inferiores. Os membros inferiores do corpo humano são formados por quadril, coxas, pernas e pés. Esse conjunto de membros, também chamados de MMII, são responsáveis pelo equilíbrio, sustentação e locomoção do corpo.

Os membros são divididos em superiores (braços, antebraços, ombros e mãos) e inferiores (quadril, coxas, pernas e pés). Assim, eles permitem que o corpo se movimente, ou seja, eles são responsáveis pela mobilidade, sustentação e equilíbrio.

A canela é o osso mais longo e espesso da perna, localizado entre os pés e os joelhos. Anatomicamente, é chamada de “tíbia”, e, exceto pelo fêmur, é reconhecida como o maior osso do corpo que suporta peso.

A região proximal do membro inferior é a coxa. A cintura pélvica, também chamada de quadril ou bacia, é a região que liga a parte de baixo ao tronco. Além dos ossos do quadril (ílio, ísquio e púbis), ao todo, existem outros 30 ossos localizados nos membros inferiores: 1 osso na coxa, 3 ossos na perna e 26 ossos no pé.

A perna compreende a região da canela (com os ossos da tíbia e da fíbula) e a região da coxa (com os ossos do fêmur e da patela). O conjunto dessas duas regiões é chamado de membro inferior.

A fossa poplítea (região atrás do joelho) tem uma anatomia complexa. Assim como na articulação central do joelho, os músculos da coxa e da panturrilha passam por essa área. Primeiro, o grande músculo isquiotibial começa na pelve e se conecta através do joelho aos ossos da perna.

Os membros inferiores são formados pela cintura pélvica, coxa, joelho, perna e pé.

Dor no joelho ao esticar a perna – Lesão por trauma
Nesse caso, pode acontecer por conta de um tombo, contusão, pancada, torção ou fratura, por exemplo. Ademais, a dor tende a surgir na região específica em que houve a lesão. Em relação ao tratamento, isso varia da gravidade.

Cãibras, lesões, flebite, veias varicosas, má circulação, aterosclerose, trombose venosa profunda, artrite e hérnia de disco são alguns dos motivos que podem levar a estes sintomas.

O posterior da coxa é formado por três músculos: Semitendíneo, semimembranoso e o bíceps femoral. Esses músculos juntos, também são chamados de isquiotibiais, nome dado em razão de todos eles se originarem no ísquio como um tendão comum, passam pelas articulações do quadril e joelho, e possuem sua inserção na tíbia.

Anatomia. Os músculos posteriores da coxa, também chamados de isquiotibiais, se originam na tuberosidade isquiática, que é uma protuberância óssea na parte posterior da pelve, e se fixam na parte alta da tíbia, o osso da perna, já próximo do joelho.