Como se chama a parte de dentro da orelha?

Perguntado por: rcruz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

É constituída pela membrana do tímpano e a cadeia de ossículos (martelo, bigorna e estribo). Orelha interna ou labirinto: é uma estrutura de forma irregular, constituída por um esqueleto ósseo, o labirinto ósseo, dentro do qual se encontra o labirinto membranoso.

Nosso sistema auditivo é didaticamente dividido em três partes: orelha externa, orelha média e orelha interna. A orelha média, ou ouvido médio, é uma cavidade no osso temporal, conectada a orelha externa pela membrana timpânica e com a orelha interna pelo estribo.

O lóbulo é uma pequena porção de tecido mole que se encontra na região inferior do pavilhão. Localizados superiormente ao lóbulo, encontram-se o trago e o antítrago, o primeiro localizado logo na abertura do meato acústico externo e o segundo, logo acima do lóbulo.

Orelha Interna: é um labirinto de membranas que fica dentro osso temporal. Esse sistema forma a cóclea e o sistema vestibular. Dentro da cóclea, cheia de liquido, estão as células sensoriais auditivas (são as células ciliadas destacadas em roxo).

A maneira correta de limpar os ouvidos é passando suavemente uma toalha limpa e macia após o banho, somente onde o dedo alcança, sem forçar a entrada do canal auditivo.

O lóbulo é uma pequena porção de tecido mole que se encontra na região distal do pavilhão. O lóbulo da orelha é uma pequena proeminência, conhecida em anatomia como lobos (diminutivo "lóbulo").

Trago, ou Tragus é uma pequena saliência localizada no ouvido externo. Sua função é esconder e proteger o canal auditivo externo. Além disso, a localização do tragus auxilia na audição coletando os sons que vêm de trás.

Embora na linguagem medica orelha e ouvido possam ser intercambiaveis, na linguagem comum, a percep9ao instintiva do povo sabe quando empregar uma e outra, usando "orelha" de preferencia quando se refere a parte externa do orgao auditive e "ouvido" quando se trata da parte interna ou do sentido da audi9ao.

O tímpano é uma membrana fina e semi transparente existente na profundidade do canal do ouvido. Essa membrana possui qualidades vibratórias especiais.

Se você estiver com a sensação de que há acúmulo de cera no canal auditivo, pingue 2 gotinhas de óleo Johnson ou óleo de amêndoas no ouvido. Em seguida, com a ajuda de uma seringa, coloque um pouquinho de soro fisiológico dentro da orelha e vire a cabeça lentamente para que o líquido saia totalmente do ouvido.

Cisto Condral são cistos que se formam na cartilagem, mais frequentemente nas orelhas. O aspecto dela é de um “caroço” na orelha, com consistência amolecida e crescimento progressivo ao longo dos anos. São em geral assintomáticos, mas podem eventualmente infeccionar se sofrer algum trauma.

O lóbulo da orelha é um tipo de pequena proeminência, conhecidas em anatomia como lobos (diminutivo “lóbulo”), que se situa na região inferior da orelha dos seres humanos. Eventualmente, em diversos contextos sociais distintos, pessoas criam buracos nos lóbulos através da utilização de brincos, piercings e alargadores.

O coloboma auris é uma malformação congênita que se caracteriza por um pequeno orifício, de 1 a 2 mm, localizado, na maioria dos casos, anteriormente à hélice da orelha e superior ao trago [Medscape 2017].

A pericondrite pode levar à condrite, que é uma infecção da própria cartilagem , o que pode causar danos graves à estrutura da orelha , deformando-a. Nos casos de maior gravidade, partes da orelha talvez precisem ser removidas e o pavilhão da orelha tenha de ser refeito por uma cirurgia plástica.

Remova a cera do ouvido de forma simples com o auxílio de Cerumin. Esta solução otológica permite diluir a cera do ouvido, limpando e desinfetando a área. Cerumin deve ser utilizado exclusivamente nos ouvidos e também possui ação antifúngica, eliminando fungos que possam estar presentes dentro do ouvido.