Como se chama a parte de baixo da língua?

Perguntado por: rpereira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Frênulo da língua ou freio lingual é uma pequena tira de tecido que conecta duas estruturas, uma das quais móveis. Também é definido como uma prega de pele ou membrana mucosa que restringe o alcance de movimento de uma estrutura.

Localizado embaixo da língua, na parte do assoalho bucal, o freio lingual é um tecido bem fino responsável por limitar os movimentos da língua e auxiliar em funções básicas - de fala, mastigação, deglutição, fonação e até respiração.

A mucocele, também conhecida como cisto mucoso, é uma espécie de bolha que se forma no lábio, língua, bochechas e/ou céu da boca. É provocada pelo acúmulo de saliva no interior do tecido, isso pode acontecer pelo rompimento de canais que transportam a saliva devido a algum trauma ou pancada local.

A frenectomia (remoção do frênulo lingual) e a frenotomia (pequeno corte e separação do frênulo lingual) são as técnicas mais conhecidas e podem ser realizadas com anestesia local, principalmente em adultos. Esses procedimentos geralmente são feitos em ambulatório e conduzido por um médico ou cirurgião dentista.

Como se corrige o freio da língua curto? Basta uma simples frenotomia - um pequeno corte com uma tesoura cirúrgica - para resolver o problema do freio lingual curto. Pode ser feito rapidamente no consultório médico e normalmente não necessita de anestesia, uma vez que aquela estrutura quase não tem nervos.

O profissional indicado e habilitado para fazer a correção cirúrgica da língua presa é o cirurgião-dentista. E nos casos infantis, o Odontopediatra, que é o cirurgião-dentista especialista em crianças e bebês. O procedimento pode ser feito em consultório ou em ambiente hospitalar.

O diagnóstico que verifica se existe alguma alteração do frênulo, aquela membrana que une a língua ao assoalho da boca, é feito por meio do Teste da Linguinha logo após o nascimento do bebê, juntamente com o teste do pezinho.

Como diagnosticar a anquiloglossia? Este problema é geralmente detetado nas primeiras semanas ou meses de vida, muitas vezes devido às dificuldades de amamentação do bebé. Isto porque os bebés com o freio da língua curto têm dificuldade, pela pouca mobilidade da língua, em “agarrar” a mama.

Podem ocorrer inchaços sob a língua devido a uma lesão na boca, exposição a vírus, ingestão de certos alimentos ou cálculos salivares. Independentemente da causa subjacente, a maioria dos inchaços sob a língua desaparece com relativa rapidez. E também não requer tratamento médico.

Sialoadenite é o nome dado à inflamação que acomete as glândulas salivares. Alguns dos sinais e sintomas da sialoadenite são boca seca, dificuldade para falar ou engolir, dor na boca, vermelhidão da mucosa oral e edema (inchaço). Sintomas sistêmicos como febre e também podem ocorrer em alguns casos.

O tumor de células granulares é uma neoplasia benigna incomum com forte predileção pela cavidade oral, com um maior número de casos afetando a região da língua. Apresenta-se geralmente como um nódulo solitário, assintomático, de base séssil, com crescimento lento (meses ou anos) e coloração variável.

A frenectomia lingual pode ser realizada em pacientes de qualquer idade, desde que o paciente seja encaminhado a um odontopediatra, para que uma avaliação mais profunda seja realizada juntamente com uma equipe multidisciplinar.

A frenectomia é uma cirurgia que deve ser realizada quando o freio ou frênulo lingual apresenta uma anomalia e dificulta os movimentos da língua, impedindo o correto aleitamento e trazendo problemas de dicção.

No caso de bebês, as mães devem ficar atentas na amamentação. Alguns indícios que o bebê tenha o freio lingual curto são dificuldade na amamentação, muitas vezes o bebê se cansa rapidamente ao mamar, e assim acaba mamando mais vezes do que o habitual.

Pessoas com o freio lingual curto podem ter dificuldade para mastigar, deglutir, pronunciar determinadas palavras e até mesmo respirar. Além destes impactos funcionais, em alguns casos, a famosa “língua presa” pode causar dor.

Tudo sobre a frenectomia labial superior
O freio que limita algum movimento do lábio superior ultrapassa a região original, causando separação nos dentes (diastema) ou, até mesmo, traz alterações na fonação. Ele precisa ser removido a fim de eliminar prejuízos para a estética e o movimento oral do indivíduo.

O freio do pênis curto ocorre quando a pele que liga o prepúcio à glande é mais curta que o normal, o que gera muita tensão durante uma ereção. Quando não tem o tamanho adequado, pode causar curvatura excessiva, que se acentua durante a relação sexual, principalmente durante a penetração.

O procedimento de frenectomia lingual apresenta alguns riscos, incluindo sangramento, efeitos colaterais da anestesia, danos aos nervos da boca, especialmente a língua, infecção, dor, inchaço frênulo recolocado.

Recibo no valor de R$ 1.000,00 referente aos honorários da profissional Ana Beatriz Piazza Queiroz com relatório médico informando a realização de frenulectomia lingual no dia 26/01/2021 realizada em consultório.

2 semanas

Este tipo de procedimento é considerado de baixo risco e realizado com anestesia local. o tempo de recuperação geralmente é de 1-2 semanas.