Como se chama a oposição que os materiais oferecem a passagem da corrente elétrica?

Perguntado por: rcarvalho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

A resistividade elétrica é uma propriedade que define o quanto um material opõe-se à passagem de corrente elétrica, de forma que: quanto maior for a resistividade elétrica de um material, mais difícil será a passagem da corrente elétrica, e quanto menor a resistividade, mais ele permitirá a passagem da corrente ...

Corrente elétrica é o movimento ordenado entre as cargas elétricas presentes em um condutor metálico. Essa organização de movimento acontece quando se cria um campo elétrico dentro desse condutor, fazendo com que seus elétrons livres desenvolvam um movimento ordenado.

E a Resistividade? Resistência e Resistividade são coisas diferentes. A resistência está associada ao corpo, enquanto a resistividade, se relaciona com o material de que é feito esse corpo. Um fio de metal é um corpo (fio) feito do material cobre (metal).

Uma corrente elétrica é um movimento ordenado de cargas elétricas em um condutor submetido a uma diferença de potencial (ddp). Essa ddp também chamada de tensão elétrica é a força que faz as cargas se movimentarem.

Os principais efeitos são: efeito térmico, efeito químico, efeito magnético e efeito fisiológico.

Os metais conduzem eletricidade porque têm “elétrons livres”. Ao contrário da maioria das outras formas de matéria, a ligação metálica é única porque os elétrons não estão ligados a um átomo específico. Isso permite que os elétrons deslocalizados fluam em resposta a uma diferença de potencial.

Resistência elétrica. Resistência elétrica (R) é a capacidade que um condutor apresenta de se opor e de dificultar a passagem de uma corrente elétrica.

Condutividade. A condutividade é a capacidade que um material possui em permitir a condução de corrente elétrica. Trata-se de uma propriedade da eletricidade que depende da estrutura da molécula e do átomo dos elementos.

A condutividade elétrica é uma propriedade que caracteriza a facilidade que os materiais possuem de transportar cargas elétricas. Quanto maior o número de elétrons livres em um material, maior a sua capacidade de transportar eletricidade.

No circuito elétrico em série, os elementos são conectados no mesmo fio e só há um caminho para a passagem da corrente elétrica. Por esse motivo, a corrente elétrica é igual em todos os elementos do circuito.

Os Campos Eletromagnéticos são gerados quando da passagem da corrente elétrica nos meios condutores. O campo eletromagnético está presente em inúmeras atividades humanas, tais como trabalhos com circuitos ou linhas energizadas, solda elétrica, utilização de telefonia celular e fornos de micro-ondas.

Circuito Elétrico Simples é aquele que percorre apenas um caminho. O exemplo mais comum é uma bateria. Nas baterias, são sempre os mesmos elétrons que estão circulando. Se não fosse assim, elas não conseguiam receber energia logo após a ter fornecido.

A resistividade elétrica e a condutividade elétrica são propriedades dos materiais com características opostas. Enquanto a resistividade corresponde à dificuldade que as cargas elétricas têm para se deslocarem em um material, a condutividade corresponde à facilidade no deslocamento das cargas elétricas.

A resistência elétrica consiste na capacidade do corpo de dificultar a passagem da corrente elétrica por um determinado percurso. Assim, quando a corrente elétrica passa por um condutor, há uma enorme quantidade de elétrons que se movem nessa estrutura.